terça-feira, 12 de março de 2019

A face de ser torcedora no mundo futebolístico!


A experiência pessoal de uma mulher assídua no estádio. 
 Angélica Sheila Moreira

Quando a bola rola, a torcida se levanta e canta, os jogadores correm em busca de seus objetivos. E na arquibancada lá estão elas, as vezes despercebidas, não pela sua presença, que com certeza chama atenção: a presença da mulher torcendo por seu time.

 Alvo de espanto, de desconfiança, adjetivos impróprios, questionadas, assediadas, exibe-se a mulher como algo que embeleza o estádio. Mas te digo: nosso principal objetivo não é embelezar estádios, nós queremos torcer, cantar como todos os homens, gritar, se emocionar, cobrar, acreditar no nosso time. Não queremos ser exibidas e sim percebidas como nos vemos: torcedora de alma e coração, que sai de sua casa, percorrendo longas distâncias com o objetivo de ter o prazer de estar na arquibancada, para acompanhar e vivenciar a paixão de torcedora.

Te digo: não é fácil ser mulher e gostar e entender de futebol. Não generalizo, mas muitos têm preconceito sim, seja pela forma de se expressar (até sem intenção) ou até mesmo com comentários maldosos.
Foto: Eu (Angélica) acompanhada pela ilustre “Vovó do Galo” que assiste praticamente todos os jogos do Atlético no Estádio!  

 Sou assídua, faço o possível para viajar nas caravanas onde sou muito bem recebida pelos companheiros atleticanos. Digo a vocês: de 15 pessoas em uma van, no máximo 4 são mulheres, 2 acompanhadas por seus namorados e 2 solteiras.

Muitas das vezes onde estou acompanhada de meus amigos, companheiros de arquibancada que viajam comigo, perguntam se é meu namorado ou marido, gente qual o problema de eu estar em um jogo do meu time? Simplesmente porque eu quero estar, não preciso de namorado me acompanhando, preciso é de recursos para acompanhar meu time, isso sim.

Torço para que cada vez mais vocês busquem seu espaço no cenário futebolístico, desejo a todas nós torcedoras, que enfrentam barreiras para acompanhar o seu time, as maiores alegrias que podemos ter: ir ao estádio e sentir que fomos responsáveis por apoiar nosso time e leva-lo a vitória.

Parabéns mulheres da arquibancada, mulheres que ainda terão mais representatividade dentro do futebol, porque a nossa luta por direitos iguais só começou.
Avante guerreiras!!!



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários: