terça-feira, 20 de novembro de 2018

JOGOS INESQUECÍVEIS: O Dia em que o Galo venceu a Seleção Brasileira.

O Atlético venceu a Seleção Brasileira em 1969. Um ano depois a seleção seria campeã da Copa do México.
Por Lucas Faria


Galo 2 x 1 Seleção Brasileira -  03/09/1969

Em  1969 ocorreu um jogo que marcou para sempre a vida do torcedor atleticano. Numa quarta-feira, 3 de Setembro o Clube Atlético Mineiro vence a Seleção Brasileira (que seria campeã da copa de 1970) no Mineirão, com 71432 torcedores nas arquibancadas. O galo de Dadá Maravilha, ganharia das “Feras do Saldanha”, quinteto formado por Pelé, Gérson, Edu, Jairzinho e Tostão. 

O jogo:
No primeiro tempo o Brasil não conseguiu criar muito. Já o Atlético, com muita raça pra vencer, insistia, com Tião sempre buscando cruzamentos que levavam perigo, com as cabeçadas de Laci. O primeiro gol da partida veio aos 42 minutos em um chute forte de Amauri, que marcou 1 a 0 para o Galo..

Já no Segundo Tempo, aos 50 min, o Rei Pelé recebeu um cruzamento e de cabeça empatou para seleção Brasileira. Mas o time alvinegro queria a todo custo sair com a vitória, e aos 65, com chute preciso de Dadá Maravilha, o Atlético ficava novamente a frente do placar: 2 a 1. 


Com muita raça e vontade de vencer, o Atlético conseguiu manter o placar e garantiu a vitória no “Gigante da Pampulha”.  O Atleticano pôde comemorar: o Galo venceu a Seleção Brasileira!

Escalações:

Arte: Yan de Abreu

Destaque do Jogo:


O destaque foi Dário, mais conhecido por Dadá Maravilha, autor do gol da vitória, artilheiro do Mineiro de 69 e artilheiro do Brasileiro de 71( que o Atlético foi campeão).

João Saldanha, técnico da seleção em 1969 em entrevista antes do jogo, fala sobre não convocar Dadá: “Ele é um perna de pau, não joga no meu time. Tem 10 centroavantes melhor que ele” O antigo centroavante e ídolo do Atlético, escutou essa entrevista minutos antes da partida começar. Dadá, então motivado, joga uma belíssima partida, marca contra a Seleção e, no fim das contas foi convocado para a seleção campeã do mundo em 70 (com Zagallo).

Curiosidades:                   
  • A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) exigiu que o Atlético jogou de vermelho em referência a Federação Mineira de Futebol (FMF);
  • Foi o segundo jogo entre o Galo e a Seleção Brasileira, o primeiro ocorreu dia 25 de março de 1956, também em BH mas com a vitória da seleção por 1 a 0.
  • Os técnicos Yustrich, do Galo, e Saldanha, da Seleção não se davam bem. 
  • O General Médici cobrou a participação de Dadá Maravilha na seleção após esse jogo
  •  A Seleção de 1970 é considerada por muitos como a melhor de todas as gerações.  
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

  1. Matéria muito bem fundamentada, historicamente comprovada, sendo assim, base de entendimento para a realidade de que o Clube Atlético Mineiro possui sim história! Uma de respeito de acordo com os acontecimentos proferidos. Parabéns ao autor e a redação !

    ResponderExcluir