GRUPO H - Copa do Mundo 2018

Grupo H - Colômbia, Japão, Polônia e Senegal

Por Victor Carvalho

Federação Colombiana de Futebol (Federación Colombiana de Fútbol)

Copas do Mundo disputadas: 6
Melhor campanha em Copas do Mundo:
Quartas de Final em 2014
Campanha nas eliminatórias:
4º lugar: 7 Vitórias/ 6 Empates/ 5 Derrotas
Time-Base:
Ospina; Arias, D. Sanchez, Yerry Mina, Frank Fabra; Aguilar, Carlos Sanchez, James Rodriguez, Uribe; Falcão e Bacca.
Destaque:
James Rodríguez (Bayern de Munique)
Treinador: José Pekerman
Deve brigar por:
Semi Finais

A Copa da Rússia será a segunda participação seguida dos colombianos na Copa do Mundo, tendo surpreendido muita gente com a boa campanha que fizeram no Brasil, a seleção colombiana quer aproveitar a melhor geração de jogadores de sua história. Apesar da classificação para 2018 apenas na última rodada das eliminatórias, "Os Cafeteiros" aspiram uma campanha ainda melhor.
No único amistoso preparativo para a competição, o Tricolor empatou sem gols com o Egito, em jogo realizado na Itália.

A penúltima seleção a estrear no maior torneio de futebol do planeta, terá pela frente um grupo com forças equilibradas, mas mesmo assim continua sendo a favorita a liderar o grupo e a classificação para a segunda fase é quase uma obrigação para os sul-americanos. No primeiro jogo, um embate contra o Japão que vem de resultados ruins na preparação para o Mundia.

Na segunda rodada, aquele que será o jogo mais difícil e considerado (no pré-copa) como a decisão pela ponta do grupo H: Falcão, James e Cia., enfrentam a Polônia de Lewandowski e para fechar sua participação, um duro desafio contra Senegal, que retorna ao Mundial depois de 16 anos.

Se a Colômbia chegará mais longe esse ano, não se sabe, mas que essa geração é a mais talentosa e tem todo o potencial para isso, não restam dúvidas.


Associação Japonesa de Futebol (Japanese Football Association, JFA)

Copas do Mundo disputadas: 5
Melhor Campanha em Copas do Mundo:
Oitavas de Final em 2002 e 2010
Campanha nas Eliminatórias:
1º no Grupo B: 6 Vitórias/ 2 Empate/ 2 Derrotas
Time-Base:
Kawashima; Sakai, Yoshida, Makino, Nagatomo; Yamaguchi, Usami, Honda, Haraguchi, Kagawa; Osako.
Destaque:
Shinji Kagawa (Borussia Dortmund/ALE)
Treinador: Akira Nishino
Deve brigar por:
Vaga nas Oitavas
Sempre dando esperanças aos seus torcedores, a Seleção Japonesa vai para sua quinta participação seguida em Copas do Mundo depois de ter dominado seu grupo nas eliminatórias de ponta a ponta e se classificar com o melhor ataque de toda a competição.
Os japoneses venceram o Paraguai no último jogo pré-copa por 4 a 2. Apesar do resultado positivo, nos últimos jogos os asiáticos não vinham bem. A última vitória (antes do jogo contra os sul-americanos) havia sido em Outubro do ano passado por 2 a 1 contra a Nova Zelândia. Na despedida em solo nipônico, derrota para Gana por 2 a 0 e em terras européias, derrota para a Suíça pelo mesmo placar.

Considerando os resultados últimos resultados, é bem provável que o máximo que os Samurais Azuis podem aspirar é por uma vaga nas oitavas, já que caiu em um grupo com times mais fortes como a Colômbia e a recuperada Polônia. As esperanças ficam por conta da liderança e técnica de Honda, a intensidade de Kagawa e o faro de gol de Osako.

Associação Polonesa de Futebol ( Polski Związek Piłki Nożnej,PZPN)
Copas do Mundo disputadas: 8
Melhor Campanha em Copas do Mundo:
3º Lugar em 1974 e 1982
Campanha nas eliminatórias:
1º no Grupo E: 8 Vitórias/1 Empates/1Derrotas
Time-Base:
Szczesny; Piszczek, Gilk, Pazdan, Rybus (Bereszynski); Jakub Blaszczykowski, Karol Linetty, Krychowiak, Zielinski, Grosicki; Lewandowski
Destaque:
Lewandowski (Bayern de Munique/ALE)
Treinador: Adam Nawalka
Deve brigar por:
Chegar às Quartas de Final.

Após 8 anos de ausência, a renovada Polônia volta a disputar uma Copa do Mundo e com força total. Fizeram uma boa campanha na Euro 2016, pararam nas Quartas, eliminados por Portugal nos pênaltis.

Indo para sua oitava participação em copas, a seleção Alvi-Rubra ficou entre os três primeiros em duas ocasiões. A primeira, em 1974, quando fizeram excelente campanha caíram na semifinal, mas venceram o Brasil na disputa pelo terceiro lugar.

Em 1982, liderou o grupo que contava com a Itália. que viria a ser campeã.  Os poloneses caíram nas semifinais para a Azzurra e na disputa pelo terceiro lugar, venceu a fortíssima França. Essa foi a última grande participação da equipe em mundiais. Nesse período, a Polônia era liderada pelo extraordinário Boniek, artilheiro do time na competição.

Para se preparar para a Copa, a equipe jogou contra o Chile e contra a Lituânia. Na primeira partida, um empate em 2 a 2 contra os sul-americanos, os poloneses abriram 2 a 0 no primeiro tempo, com um volume de jogo sufocante para os visitantes. No segundo tempo, porém, com um time reserva, não conseguiram repetir a atuação da primeira etapa e tomaram o empate.

Contra a Lituânia, um jogo tranquilo em que os poloneses golearam: 4 a 0 com direito a dois gols do artilheiro Lewandowski. 

Dividindo o favoritismo do grupo com a Colômbia, a equipe comandada pelo técnico Adam Nawalka faz sua estreia contra Senegal. Deve brigar pela primeira colocação de seu grupo.

Federação Senegalesa de Futebol (Fédération Sénégalaiese de Football - FSF)

Copas do Mundo disputadas: 2
Melhor campanha em Copas do Mundo: Quartas de Final em 2002
Campanha nas eliminatórias:
1º no Grupo D: 6 Jogos. 4 Vitórias/ 2 Empates/ 0 Derrotas
Time-Base:
Diallo; Gassama, Salif Sané, Koulibaly, Sabaly; Sarr, Kouyaté, Gueye (N’Diaye), Keita; Moussa Sow, Mané.
Destaque:
Sadio Mané (Liverpool/ING)
Treinador: Aliou Cissé
Deve brigar por:
Vaga nas Oitavas

Senegal vai para sua segunda participação em copas, na primeira em 2002, surpreendeu ao fazer boa campanha e cair apenas nas Quartas de Final contra a Turquia. Na primeira fase. ficou em segundo lugar, em um fortíssimo grupo que contava com França, Uruguai e Dinamarca. Os senegaleses voltam na edição de 2018 do Mundial tendo Mané em grande fase como motivação.

Após empate sem gols contra Luxemburgo, os Leões enfrentaram a Croácia e apesar do esforço acabaram derrotados por 2 x 1 em jogo bastante disputado. Antes disso, nas eliminatórias, derrotou Madagascar na fase preliminar e depois liderou seu grupo, carimbando o passaporte para as terras russas de forma invicta e dominante. 

Apesar do não favoritismo e das baixas expectativas, a seleção africana pode surpreender muita gente e se tornar uma das zebras do torneio, o país conta com uma boa safra de jogadores que jogam em fortes times europeus, sendo a maioria deles destaques em seus respectivos clubes e campeonatos, o que os torna uma espécie de “curinga” nessa copa. Além de Mané, contam também com a consistência de Salif Sané e Koulibaly na sua dupla de zaga titular.           

Os Leões de Teranga, como são conhecidos, estreiam em jogo difícil contra uma das favoritas do grupo, a Polônia, em seguida terá um embate contra o Japão e fecha sua participação na Copa do Mundo contra a forte Colômbia de James Rodríguez e companhia. Conseguirá Senegal repetir ou melhorar os feitos de 2002? Veremos nas próximas semanas! 

0 comentários:

Postar um comentário