Por Eduardo Statuti
Na tarde do último sábado (8) o Esquadrão de Aço fez sua estreia no Módulo II do Campeonato Mineiro. A equipe são-joanense recebeu o Democrata no Estádio Joaquim Portugal. No ano passado, os times encerraram a competição empatados em pontos. Entretanto não houve empate como em 2019. Desta vez, o Athletic se impôs e venceu dentro de casa.
Resumão
Os donos da casa começaram a partida com tudo, finalizando duas vezes em menos de dois minutos. Contudo, o Democrata conseguiu se fechar bem na defesa, e contra-atacar com perigo no primeiro tempo. Porém, nenhum dos dois goleiros trabalhou muito na primeira etapa que se encerrou com placar zerado.
Jogo foi pegado. (Foto: Guilherme Guerra/Alterna Fut)
Mas nos minutos iniciais do segundo tempo, Ingro acabou com a brincadeira, e abriu o placar. Dentro da pequena área, o centroavante aproveitou o rebote do goleiro Leonardo e estufou as redes. Após o gol, os donos da casa continuaram pressionando, mas sem êxito nas finalizações. Contudo, nos minutos finais, o Democrata sufocou seu adversário e preocupou a torcida alvinegra.
Athletic começa com tudo mas tem dificuldades com o ferrolho montado por Paulinho Guará na defesa
Mal deu tempo do torcedor se aconchegar nas arquibancadas do Joaquim Portugal e o Athletic já foi para o ataque. Dois cruzamentos perigosos assustaram o goleiro Leonardo. Porém, a pontaria do ataque athleticano não estava tão afiada nos momentos iniciais da partida.
Aos 11 minutos, um lance revoltou o banco de reservas do Jacaré. Emerson lançou Gazu, que não conseguiu alcançar a bola e reclamou muito de um toque de mão da defesa do Esquadrão de Aço. Daí para frente, o Democrata se fechou em seu campo de defesa e apostou nos contra-ataques. Assim sendo, o Athletic teve dificuldades para infiltrar na área e criar jogadas ofensivas. Contudo, nem Jefferson, nem Leonardo tiveram muitas preocupações no primeiro tempo que se encerrou em 0 a 0.
Ingro marca e garante vitória na estréia
Aos 3 minutos do segundo tempo, Ingro cupriu bem sua função e fez o primeiro gol do Esquadrão no Módulo II. William Mococa cruzou para Michael que cabeceou bem para uma defesaça de Leonardo. Mas o goleiro não contava que o artilheiro athleticano estivesse bem ao seu lado para mandar a bola para o fundo das redes.
Jogadores comemoram o gol de Ingro, pelo Athletic.
(Foto: Guilherme Guerra/Alterna Fut)
Depois do gol, os donos da casa continuaram com a pressão no ataque, mas não conseguiram superar a forte defesa montada por Paulinho Guará. Nos últimos minutos da partida, os visitantes foram com tudo para o ataque. Em jogo que passou dos 50 minutos, a torcida alvinegra tomou alguns sustos antes de poder comemorar a vitória na primeira partida pelo Módulo II.
Sofrimento no finalzinho faz parte
Autor do gol do Athletic, Ingro falou com a reportagem do Alternafut sobre o final emocionante da partida. “A gente tava com dificuldade no primeiro tempo. Tocando bola na defesa. Mas o professor Bracão conseguiu ajustar o que faltava, o último passe. E esse sofrimento no finalzinho faz parte” disse o camisa 9.
O treinador Gustavo Brancão explicou ao Alternafut que esperava um jogo mais reativo da equipe do Democrata. “Todos nós sabíamos que a tendência seria que o Democrata viesse para se aproveitar de uma bola longa, explorar o contra-ataque e a bola aérea. Então tivemos que neutralizar essas jogadas fortes deles e criamos nossas jogadas deixando nosso time na frente” disse Gustavo. Contudo, o treinador pensa que a equipe poderia ser melhor nesse tipo de jogo. “Faltou segurar mais a bola no campo de ataque, já que temos uma boa chegada, para que nosso sistema defensivo pudesse respirar um pouco. Sabemos que é o primeiro jogo, tem aquela ansiedade normal de uma estreia em casa” explicou o treinador do Esquadrão.
Democrata se defende bem e dificulta o trabalho ofensivo do Athletic
Após a partida, o treinador Paulinho Guará fez um balanço da atuação de sua equipe. “Sabíamos que o Athletic era uma equipe difícil. Acho que a gente conseguiu neutralizar a equipe deles” disse o professor do Democrata. Para a próxima rodada, Guará pensa em melhoras em seu setor ofensivo. “Temos que treinar mais as tomadas de decisões no jogo, a criação do meio para frente. Mas acho que com o tempo que teremos para trabalhar focando no jogo dentro de casa, o pensamento será outro. A maneira de jogar se torna diferente, mas a atitude e a vontade tem que ser a mesma” concluiu o treinador.
Próximos jogos
As duas equipes voltam a entrar em campo no próximo sábado (14). O Esquadrão de Aço irá enfrentar o Ipatinga que venceu o CAP Uberlândia na primeira rodada. Enquanto o Democrata receberá o CAP em Sete Lagoas.
matéria top sensacional
ResponderExcluir