GRUPO G - Copa do Mundo 2018

Grupo G - Bélgica, Inglaterra, Tunísia e Panamá

Por Gustavo Forapani


Federação Belga de Futebol (Koninklijke Belgische voetbalbond/KBVB)

Copas do Mundo disputadas: 12
Melhor campanha em Copas do Mundo: Semifinais (1986)
Campanha nas eliminatórias:
1º Grupo H : 9 vitórias e 1 empate
Time-Base:
Coutois; Alderweireld, Kompany e Vertoghen; Fellaini, Meunier, Witsel, De Bruyne e Carrasco; Hazard e Lukaku.
Destaque:
Kevin De Bruyne (Manchester City/ING)
Treinador: Roberto Martínez (ESP)
Deve brigar por:
Semi-Finais

Certamente, uma das mais badaladas seleções do mundial, a Bélgica chega à Rússia com o objetivo de chegar mais longe do que conseguiu em sua última Copa, ou seja, ultrapassar as quartas-de-final. Mais madura e vivida em competições importantes, os belgas tentam consolidar sua ótima geração e mostrar que podem brilhar no pódio de alguma grande competição, apagando a frustrante eliminação para o País de Gales na última Eurocopa.

            Dona de excelente campanha pelas eliminatórias, classificação invicta e 43 gols anotados, os belgas mostraram força também nos últimos amistosos antes da Copa do Mundo, venceram o Egito por 3 a 0 e a Costa Rica por 4 a 1ambas seleções que estarão na Rússia. Além disso, a trinca De Bruyne, Hazard e Lukaku formam a grande força belga e são a esperança para a equipe brilhar em 2018.

            Apesar de contar com uma campeã mundial como adversária, a seleção belga é franca favorita no grupo e não deve ter problemas para sua classificação visto que é bem mais forte que os adversários da África e América Central, e tem um time mais talentoso e experiente que os ingleses. A classificação como líder do grupo também é fundamental para dar força aos belgas que entre as seleções mais fortes da Copa, os belgas são os únicos que ainda não conquistaram a competição em nenhuma oportunidade.



Associação Inglesa de Futebol (The Football Association/FA)
Copas do Mundo disputadas: 14
Título: 1966
Campanha nas eliminatórias:
1º Grupo F : 8 vitórias e 2 empates
Time-Base:
Pickford; Walker, Stones e Maguire; Dier, Trippier, Alli, Lingard e Rose; Sterling e Kane.
Destaque:
Harry Kane (Tottenham/ING)
Treinador: Gareth Southgate (ING)
Deve brigar por:
Quartas-de-final

Depois das campanhas frustrantes de 2010 e 2014, a Inglaterra tenta remontar-se e traz uma equipe muito talentosa e jovem à Rússia para a disputa do Mundial. Desde 2006, os ingleses não chegavam com uma seleção em um nível tão bom para a disputa. Não possui tantas estrelas consolidadas, mas diversos jovens de destaque em seus clubes e que podem fazer a Inglaterra retomar seu posto entre os grandes esquadrões do mundo.

A campanha pelas eliminatórias foi segura e invicta, sem maiores preocupações, os ingleses deixaram Eslováquia, Escócia e Eslovênia para trás, além de se destacarem com a melhor defesa das eliminatórias com apenas três gols sofridos, oposição aos rivais belgas que se classificaram como o melhor ataque entre os europeus.

O grupo G não é dos mais preocupantes e a Inglaterra pode usá-lo para ganhar corpo no mundial. O fato de fechar o grupo contra a Bélgica também deve ser importante, pois a equipe já chegará para seu duelo mais complicado, mais sólida e com seus jovens jogadores entendendo o peso da competição. A grande aposta britânica é Harry Kane e sua fase artilheira incrível, além disso conta com bons jovens como Alli, Lingard, Rashford e Sterling.



Federação Panamenha de Futebol (Federación Panameña de Fútbol /FEPAFUT)
Copas do Mundo disputadas: Estreante
Campanha nas eliminatórias:
3º Eliminatórias : 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.
Time-Base:
Penedo; Murillo, Machado, Torres, Escobar e Ovalle; Gómez, Godoy, Cooper e Quintero; Pérez.
Destaque:
Blás Pérez (CSD Municipal/GUA)
Treinador: Hernán Darío Gómez (COL)
Deve brigar por:
Passar da 1ª fase

A grande surpresa da Copa do Mundo de 2018, o Panamá vai à Rússia para sua estreia na competição e quer sonhar com algo. A equipe é uma das mais alternativas e possui sua base com jogadores desconhecidos pelo público mundial, mas que já escreveram sua história para os panamenhos ao levarem o país para a competição.

Para classificar-se, o Panamá fez milagre e eliminou o todo poderoso Estados Unidos, mesmo sem ter o vencido pelas eliminatórias, terminou um ponto à frente graças a vitória heroica sobre a Costa Rica por 2x1. Em seus últimos amistosos de preparação, empate frente a Irlanda do Norte e derrota para a Noruega.

A equipe não possui grandes destaques individuais e destaca-se pela entrega coletiva, as aspirações panamenhas são mínimas e uma vitória já será motivo de festa no país, a grande zebra da Copa já fez história e quer continuar escrevendo os próximos capítulos, o objetivo é representar com garra e dedicação seu povo na Rússia, se algo mais vir, o Panamá estará pronto para continuar mais algumas páginas do seu conto de fadas.



Federação Tunisiana de Futebol (Fédération Tunisienne de Football/FTF)
Copas do Mundo disputadas: 4
Melhor campanha em Copas do Mundo: Nunca passou da fase grupos
Campanha nas eliminatórias:
1º Grupo A : 4 vitórias e 2 empates
Time-Base:
Hassen; Naguez, Bem Youssef, Meriah e Maaloul; Skhiri, Bem Amor e Sassi; Sliti, Khazri e Badri.
Destaque:
Wahbi Khazri (Rennes/FRA)
Treinador: Nabil Maaloul (TUN)
Deve brigar por:
Passar da 1ª fase

Fora da Copa do Mundo desde 2006, os tunisianos vão à Rússia tentando fazer o que nunca conseguiram classificar-se para a fase eliminatória da competição e a missão não será fácil já que enfrentará dois bons europeus em seu grupo e precisará jogar em alto nível para conseguir a proeza.

Pelas eliminatórias africanas, o grupo dos tunisianos não era tão forte e a equipe classificou-se na liderança, eliminando Congo, Líbia e Guiné, portanto não foi testado em seu continente como os outros representantes. Nos amistosos preparatórios, destaque para o jogo duro que fez contra a favorita Espanha e derrota pelo placar mínimo.

Sonhar com a classificação é dever dos tunisianos, mas o objetivo parece muito difícil, não só pelos adversários, mas pela própria seleção africana que não é tão forte e confiável. Caso a classificação venha, a história será escrita, caso não, o objetivo é sair da Rússia com a melhor campanha possível, vencer o Panamá e empatar com uma das duas favoritas não seria frustrante para o tamanho dos objetivos tunisianos.       

0 comentários:

Postar um comentário