GRUPO F - Copa do Mundo 2018

GRUPO F - Alemanha, Coréia do Sul, México e Suécia

Por Rodolfo Silva


Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fußball-Bund, DFB)

Copas do Mundo disputadas: 18
Títulos:
4
Campanha nas eliminatórias:
1º no Grupo C: 10 Vitórias/ 0 Empates/ 0 Derrotas
Time-Base:
Neuer; Kimmich, Boateng, Hummels e Plattenhardt; Rudy, Toni Kroos, Goretzka, Thomas Müller e Draxler; Mario Götze
Destaque:
Thomas Müller (Bayern de Munique)
Treinador: Joachim Low
Deve brigar por:
Título da Competição.


A atual campeã da Copa do Mundo e Tetra Campeã Mundial, a seleção alemã, vem forte na disputa pelo bicampeonato. Os atuais campeões mundiais vem com novos nomes que juntam-se a base campeã na última copa. Nas eliminatórias, conseguiram o que nenhuma outra equipe da competição conquistou: a incrível marca de 100% de aproveitamento ao vencer as 10 partidas classificatórias. Marcaram 43 gols (média de 4,3 por jogo) e sofreram apenas 4 (média de 0,4 por partida)

Nos últimos amistosos preparativos para a Copa, os Alemães enfrentaram a Áustria no dia 02 de junho e a Arábia Saudita no dia 08. No primeiro jogo, os bávaros foram surpreendidos pelos austríacos e foram derrotados de virada por 2 a 1. Já, contra a Arábia, a Alemanha saiu vitoriosa por 2 a 1 com gols de Werner e Alessandro Schopf (contra).

Um reforço com o qual os alemães contam para a Copa é o retorno do goleiro Neuer, que estava afastado dos gramados desde setembro do ano passado, quando sofreu uma lesão no pé  O arqueiro do Bayern de Munique está recuperado de lesão e participou dos últimos amistosos antes da copa.

Por outro lado, uma grande ausência surpreende: Leroy Sané, um dos destaques da equipe do Manchester City que foi campeã inglesa, não irá disputar a copa por opção do treinador Joachim Löw.

A Alemanha está no grupo F da competição juntamente com México, Suécia e Coreia do Sul. Os bávaros não devem encontrar muita dificuldade em seu grupo, provavelmente confirmarão o favoritismo e se classificarão em 1º lugar.


Associação de Futebol da Coreia (대한축구협회 / Daehan Chukgu Hyeophoe) ou (Korea Football Association - KFA) 

Copas do Mundo disputadas: 9
Títulos:
0
Melhor campanha em Copas do Mundo: 4º em 2002
Campanha nas eliminatórias:
12V/ 3E / 3D
Time-Base:
Seung-Gyu; Ki-Hee, Hyung-Soo, Park-Soo e Jo-Hoo; Tae-Hee, Ja-Cheol, Sung-Yueng e Son; Dong-won e Jung Lee
Destaque:
Son (Tottenham)
Treinador: Shin Tae-Young
Deve brigar por:
3ª Colocação do Grupo



Destaque em 2002, quando país sede da Copa (juntamente com o Japão), os asiáticos parecem estar longe de repetir o feito de alcançar as semifinais em 2018. Em 2014 foram lanterna de seu grupo na primeira fase, quando enfrentou Argélia, Bélgica e Rússia.

Os sul-coreanos fizeram campanha abaixo do esperado também nas eliminatórias. Na fase final das eliminatórias, ficaram na 2ª colocação com apenas 15 pontos dos 30 disputados.

Se preparando para o mundial, foram uma das seleções que mais jogaram amistosos, ao todo foram quatro partidas. Os asiáticos enfrentaram Honduras, Bósnia, Bolívia e Senegal. Conseguiram a vitória no primeiro jogo contra os hondurenhos por 2 a 0, foram derrotados pelos bósnios por 3 a 1, empataram com a Bolívia em 0 a 0 e perderam para os senegaleses por 2 a 0.

Contando com uma defesa frágil e muitos jogadores que atuam no país, a equipe não possui muitos destaques individuais. Quem pode desequilibrar e pesar a favor dos asiáticos é o habilidoso ponta Son, que atua pelo Tottenham, da Inglaterra.


Dificilmente os coreanos vão chegar perto de repetir o feito de 2002. As expectativas para o time são baixas e caíram em um grupo complicadíssimo. Sua estreia será no dia 18, contra a Suécia.


Federação Mexicana de Futebol (Federación Mexicana de Fútbol - FMF)

Copas do Mundo disputadas: 14
Títulos: 
0
Melhor campanha em Copas do Mundo: Quartas de Final em 1986
Campanha nas eliminatórias: 
6V / 3E / 1D (na fase final)
Time-Base: 
Ochoa; Damm, Reyes, Ayala e Araújo; Herrera, Guardado, Corona e Gallardo; Carlos Vela e Javier Hernández
Destaque:  
Javier Henández "Chicharito" (West Ham)
Treinador: Juan Carlos Osório
Deve brigar por: 
Vaga nas Oitavas

Treinada por Osório, ex-comandante do São Paulo, a seleção mexicana fez uma ótima campanha nas eliminatórias e se classificou na primeira colocação. O México estava invicto até o último jogo, quando foi derrotado por Honduras por 3 a 2.    

Nos amistosos preparativos, a seleção decepcionou. A equipe enfrentou três seleções europeias: Gales, Escócia e Dinamarca e obteve três diferentes resultados. No primeiro jogo, um empate em 0 a 0 com os galeses, em um jogo morno com poucas chances de gol.

No segundo, jogou mal novamente, porém conseguiu vencer a Escócia por 1 a 0 no dia 02 de junho. A vitória, porém, foi abafada após um escândalo em que oito jogadores mexicanos (que tiveram os nomes divulgados) participaram de uma festa com dezenas de garotas de programa e drogas no fim de semana da partida contra os escoceses.

Depois da derrota extracampo, nos gramados o time não convenceu e também saiu derrotado. A seleção mexicana perdeu o último jogo pré-copa por 2 a 0 para a Dinamarca.

A crise parece ter instaurado na seleção mexicana e a seleção da terra da tequila pode perder um jogador: Héctor Herrera, meio campo da equipe mexicana, se sentiu totalmente desconfortável após ser alvo de muitas críticas por ter participado da festa e não queria jogar contra a Dinamarca, mas Osório o escalou e agora surgem boatos (não confirmados) que o meia cogita deixar a seleção.

Em meio a turbulências, o México tem sua estreia no dia 17 contra a Alemanha. Em seu grupo, deve brigar pela 2ª colocação.


Associação Sueca de Futebol (Svenska Fotbollforbündet - SvFF)
Copas do Mundo disputadas: 12
Títulos: 
0
Melhor campanha em Copas do Mundo:  Vice-Campeã em 1958
Campanha nas eliminatórias: 
7V 2E 3D (incluindo repescagem com a Itália)
Time-Base: 
Olsen; Granqvist, Lustig, Lindelof e Augustinsson; Claesson, Sebastian Larsson, Svensson e Toivonen; Forsberg e Berg
Destaque: 
Berg (Al-Ain) [Emirados Árabes Unidos]
Treinador: Vahid Halilhodzic
Deve brigar por: 
Vaga nas Oitavas

Após se ausentar na copa de 2014, a Suécia está de volta. Segunda colocada em um grupo que contava com Holanda e França, os suecos tiveram a mesma pontuação que os holandeses mas se classificou no saldo (17 contra 9). Mesmo sem Ibrahimovic (que se aposentou da seleção), a seleção teve o melhor ataque de seu grupo com 26 gols marcados, com destaque para o atacante Berg, que marcou 8.

Na repescagem, um duríssimo adversário: a tetra campeã mundial Itália, que ficou em segundo no grupo da Espanha. Mas os suecos não se intimidaram, o peso da seleção da Azzurra não prevaleceu e o primeiro jogo, na Suécia, terminou com vantagem para os mandantes por 1 a 0. No jogo de volta, na terra da bota, os suecos conseguiram segurar o 0 a 0 e impediram os italianos de viajarem para mais uma copa do mundo.

Apesar de ter se destacado nas eliminatórias pelo forte poderio ofensivo, nos amistoso preparativos para a copa, a Suécia não marcou gols. Perdeu o primeiro jogo para a Romênia por 1 a 0, e empatou em 0 a 0 contra Dinamarca e Peru.

Em um grupo complicado que conta com a atual campeã mundial e o México, que possui uma boa qualidade no elenco, os Suecos devem lutar contra a equipe da terra da tequila pela classificação para as oitavas.


0 comentários:

Postar um comentário