GRUPO E - Copa do Mundo 2018

Grupo E - Brasil, Costa Rica,  Sérvia e Suíça

Por Angélica Sheila Moreira

Confederação Brasileira de Futebol - CBF
Copas do Mundo disputadas: 20 (única seleção a participar de todas as Copas do Mundo)
Títulos:  
5      
Melhor campanha em Copas do Mundo: 1970 (100% de aproveitamento na competição)
Campanha nas eliminatórias: 12 vitórias e 4 empates, totalizando 41 pontos, 41 gols feitos  e 11 sofridos disparado melhor ataque e defesa da competição.
Time-Base:
Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Neymar, Gabriel Jesus, Philippe Coutinho.
Destaque: Neymar (Paris Saint Germain - PSG)       
Treinador: Tite          
Deve brigar por:  
Título  
      
Apesar de ter passado um vexame histórico na última copa e ter perdido por 7 a 1 em casa, o Brasil se recuperou com Tite e se tornou um dos grandes favoritos para levantar o caneco. A seleção canarinho vem forte para a Copa de 2018 após fazer sua melhor campanha em eliminatórias.  Com 75% de aproveitamento, a seleção teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição: 41 gols marcados e 11 sofridos. O Brasil foi o primeiro país a garantir uma vaga na Copa do Mundo da Rússia.

A grande baixa ficou por conta do lateral direito Daniel Alves, lesionado em maio enquanto atuava pelo seu clube (PSG) na final da Copa da França, o atleta sofreu uma lesão que o tiraria dos gramados por cerca de seis meses. O atleta passou por cirurgia na última terça (05) e terá de assistir a copa em casa. Para seu lugar, Danilo (Manchester City) foi convocado.

Nos amistosos preparatórios para a Copa, o Brasil jogou duas partidas e venceu ambos os duelos. Na primeira partida bateu a Croácia por 2 a 0, na segunda, a Áustria por 3 a 0.

O histórico dos confrontos contra as seleções do grupo em Copa do Mundo é favorável ao nosso país:. Contra as três equipes, no total foram 7 jogos, o Brasil venceu 3, empatou 3 e saiu derrotado apenas uma vez.

O Brasil vem renovado e forte, a equipe de Tite vai em busca do Hexa e é fortíssima candidata ao título. A estreia da seleção é no dia 17, às 15h contra a Suiça.




Federação Costarriquenha de Futebol (Federación Costarricense de Fútbol -  FCF)

Copas do Mundo disputadas: 4
Títulos: nenhum
Melhor campanha em Copas do Mundo: 2014 - Eliminada nos pênaltis pela Holanda.
Campanha nas eliminatórias: 
2° lugar  (4 vitórias/4 empates/2 derrotas)
Time-Base: Navas; Waston, Acosta e Calvo; Gamboa, Guzmán, Borges, Bryan Ruiz e Oviedo; Bolaños e Ureña
Destaque: Keylor Navas (Real Madrid)
Treinador: Óscar Ramírez
Deve brigar por: Classificação para as Oitavas de Final.

Disputando a sua quinta Copa do Mundo consecutiva, a Costa Rica foi destaque em 2014. Na primeira fase a seleção costarriquenha se classificou em um grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai e foi eliminada apenas nas quartas de final, contra a Holanda, nos pênaltis.

Na Copa Ouro de 2017 conseguiu chegar à semifinal, mas foi eliminada após perder para os Estados Unidos por 2 a 0. Nos amistosos preparatórios para a Copa, a seleção de Costa Rica enfrentou duas pedreiras, a renovada Seleção Inglesa e a promissora geração Belga. Saiu derrotada em ambas as partidas, para os ingleses por 2 a 0 e para os belgas por 4 a 1.

O grande nome do futebol costarriquenho é o goleiro do Keylor Navas. O arqueiro foi a grande revelação da Costa Rica em 2014 e se transferiu para o Real Madrid. Navas disputará sua segunda Copa do Mundo em 2018.

A seleção costarriquenha caiu no grupo do Brasil e enfrentará a seleção canarinho pela terceira vez na história das copas. O retrospecto do confronto, no entanto, é amplamente favorável ao Brasil, que saiu vitorioso nos dois duelos.



Seleção Sérvia de Futebol (Fudbalski Savez Srbije – FSS)
Copas do Mundo disputadas: 1 (Sérvia se tornou uma seleção independente apenas após a Copa de 2006. Antes disso, ele fazia parte da Iugoslávia)
Títulos: 0
Melhor campanha em Copas do Mundo: Vitória de 1 a 0 contra a Alemanha em 2010. (Terminou na lanterna de seu grupo na Copa). 

Campanha nas eliminatórias: 1º lugar – 6 vitórias/3 empates/1 derrota
Time-Base: Stojkovic; Rukavina, Nastasic, Ivanovic e Vukocic; Kolarov, Milivojevic, Matic e Tadic; Mitrovic e Kostic            
Destaque: 
Nemanja Matic  (Manchester United)
Treinador: Mladen Krstajic          

Deve brigar por: 3ª colocação

Na última copa que disputaram, em 2010, os sérvios caíram na primeira fase. A seleção ficou na lanterna em um grupo que contava com Alemanha, Gana e Austrália.

Nas eliminatórias o chaveamento favoreceu os sérvios: as principais seleções do grupo eram Irlanda e País de Gales. Classificou-se em primeiro do grupo, com apenas uma derrota (para a Áustria, por 3 a 2).

Nos amistosos preparatórios, a seleção Sérvia enfrentou Nigéria, Chile e Bolívia. No primeiro jogo, venceu os africanos por 2 a 0. Contra o Chile, uma derrota pelo placar mínimo (1 a 0). No último amistoso preparatório os sérvios golearam a Bolívia por 5 a 1.

 Apesar da boa campanha nas eliminatórias, a Sérvia terá bastante trabalho para se classificar para as oitavas.




Seleção Suíça de Futebol  (Schweizerischer Fußballverband - SFV)
Copas do Mundo disputadas: 10     
Títulos: 
0   
Melhor campanha em Copas do Mundo: Quartas-de-final da Copa do Mundo de 1954, (Quando foi anfitriã do torneio)            
Campanha nas eliminatórias: 
2º lugar – 9 vitórias/ 1 derrota
Time-Base: Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Ricardo Rodríguez; Zakaria, Xhaka, Shaquiri e Dzemailli; Zuber e Seferovic         
Destaque: 
Shaqiri  (Stoke City) 
Treinador: Vladmir Petkovic        
Deve brigar por:  
Vaga nas oitavas
Nas eliminatórias ficaram em 2º em seu grupo, sofrendo apenas uma derrota, para Portugal. A Suiça ficou com o mesmo número de pontos que os portugueses, porem ficaram atrás no saldo de gols (28 contra 16) e tiveram que jogar uma repescagem contra a Irlanda do Norte. Uma vitória por 1 a 0 e um empate em 0 a 0 classificaram a equipe para a Copa do Mundo. 


Apesar de não ter muita tradição em Copas do Mundo, os suíços vêm marcando presença nas principais competições internacionais recentemente. É importante destacar que os suíços vem para sua quarta participação consecutiva em copas. Na última edição, perderam para a Argentina nas oitavas de final com um gol na prorrogação.

Nos amistosos preparativos para a copa, empatou com a Espanha por 1 a 1 e venceu o Japão por 2 a 0.
O ponto forte da seleção é o sistema defensivo, e deverá usar esse trunfo para tentar se classificar para as oitavas.

0 comentários:

Postar um comentário