GRUPO D - Copa do Mundo 2018

Grupo D - Argentina, Croácia, Islândia e Nigéria

Por Henrique Ananias


Associação do Futebol Argentino (Asociación del Fútbol Argentino, AFA)

Copas do Mundo disputadas: 17               
Títulos:
2       
Campanha nas eliminatórias:
3ª Colocada (7V / 7E / 4D)           
Time-Base:
Caballero; Salvio, Otamendi, Fazio e Tagliafico; Mascherano, Lo Celso, Meza e Di María; Messi e Higuaín          
Destaques:
Messi (Barcelona)          
Treinador: Jorge Sampaoli  
Deve brigar por:
Vaga nas semifinais         

Espantar a desconfiança é o que os Hermanos querem nessa Copa do Mundo, após uma eliminatória com muitos baixos momentos – correndo o risco até de não se classificar –  a seleção busca se recuperar e fazer uma ótima copa. Durante a eliminatória três técnicos diferentes comandaram seu país. A classificação veio na última rodada, quando em grande atuação de Messi, os argentinos venceram o Equador fora de casa e evitaram a desclassificação, o que seria um enorme vexame para o país que conta com um dos melhores jogadores do mundo,

Na preparação para a copa, a seleção da Argentina só fez uma partida amistosa, contra a fraca equipe do Haiti, na Bombonera, vencendo por 4 a 0. Iria ser realizado mais um jogo, desta vez contra Israel, em Jerusálem. Contudo, após protestos de alguns palestinos por conta do conflito contra os israelistas, a partida amistosa foi cancelada.            

O  holofotes estão voltados para Lionel Messi, que busca liderar a seleção rumo as fases mais decisivas do mundial. Se espera também que os jogadores que atuam nos principais clubes do mundo consigam demonstrar pela seleção o que mostram por suas equipes, como é o caso do meia Di María, do PSG, e os atacantes Dybala e Higuaín, ambos da Juventus.        

É muito provável que a seleção sul-americana consiga ser líder do grupo, por conta de seu elenco qualificado e sua tradição dentro da competição, mas, todo cuidado é pouco por conta da sua instabilidade nos últimos anos. 

                            Federação Croata de Futebol (Hrvatski Nogometni Savez, HNS) 

Henrique Ananias e Rian Fortunato (participação especial)

Copas do Mundo disputadas: 5
Títulos:
Nenhum
Melhor campanha em Copas: 3º lugar na França em 1998
Campanha nas eliminatórias: 2º no grupo I  (6V /2E/ 2D)
Time-Base: Subašić; Vida, Ćorluka, Lovren e Strinić; Badelj, Rakitić, Rebić, Modrić e Perišić; Mandžukić
Destaques:
Modrić, Perisić e Mandžukić
Treinador: Zlatko Dalic
Deve brigar por:
Vagas nas Quartas

Nas últimas 3 participações em Mundiais a Croácia não fez jus a histórica campanha de 1998 (a 1ª após a separação da Iugoslávia) quando ficou em 3° lugar. Foi eliminada na fase de grupos em 2002, 2006 e 2014. Porém, a esperança para essa copa por uma boa campanha é grande, com a mescla entre jogadores já consolidados, e jovens promessas.

Nas eliminatórias europeias os Croatas estiveram o tempo todo na liderança de seu grupo, entretanto o que parecia ser uma classificação sem grandes sustos, se tornou um drama após uma queda vertiginosa no final da qualificação, que culminou na demissão do antigo treinador e na contratação de Zlatko Dalic. Ao final de 10 rodadas a seleção ficou na 2ª posição com 20 pontos, 2 atrás da Islândia, e foi para a repescagem europeia. Na repescagem a Croácia não enfrentou dificuldades contra a Grécia, e com uma vitória por 4x1 em Zagreb e um empate por 0x0 em terras gregas, assegurou a sua classificação.

Nos amistosos que antecederam a Copa, a seleção enfrentou o Brasil e Senegal. Contra a seleção canarinha a equipe até jogou de igual para igual, mas perdeu por 2 a 0, em Liverpool. Já no segundo amistoso contra a seleção africana, em casa, uma vitória de virada por 2 a 1.

Pontos Fortes: A equipe croata conta com jogadores de renome no cenário do futebol mundial, é o caso dos meias Modrić, do Real Madrid, Rakitić, do Barcelona, e dos atacantes Mandžukić, da Juventus e Perišić, da Internazionale. Com boas opções do meio pra frente também entre os reservas, esse setor se configura como o grande ponto forte Croata, oferecendo variações de jogo, cadência com a bola, criação de jogadas e muitas oportunidades de gol criadas durante uma mesma partida. O time de Zlatko Dalic ainda conta jogadores jovens de enorme potencial, como o zagueiro Caleta-Car que joga no futebol da Áustria, os meias Marko Pjaca e Mateo Kovacic, e o jovem atacante Ante Rebic. A juventude croata pode ser também uma arma bem forte a ser explorada nessa copa.

Pontos Fracos: Sem dúvida o grande ponto fraco da seleção do leste europeu é a sua defesa. O goleiro Subasic apesar de ser um dos líderes da seleção, não é dos mais confiáveis, o sistema defensivo composto também por Vida, Lovren, Corluka e Strinic não é dos mais seguros, e sem dúvida é um dos alvos a serem explorados pelos adversários nessa copa.

Os Croatas são ao lado dos Argentinos os times com maiores capacidades de seguir em frente na copa, porém seu histórico de alternância entre bons e maus momentos pode reservar surpresas, tanto positivas (uma eventual classificação em primeiro), quanto negativas (uma precoce eliminação na 1ª fase). Essa briga promete demais!


Federação Islandesa de Futebol (Knattspyrnusamband Íslands, KSÍ)

Copas do Mundo disputadas:
Estreante
Títulos:
Nenhum
Campanha nas eliminatórias: 1° no grupo I (7 V / 1 E / 2D )
Time-Base:
Halldórsson; Eyjólfsson, Ámason, R. Sigurdsson e Skúlasson; Gudmundsson, G. Sigurdsson, Hallfredsson e Bjarnason; Finnbogasson e Sigurdarson
Destaques:
Sigurdsson (Everton)
Treinador: Heimir Hallgrímsson
Deve brigar por:
Vaga nas Oitavas

Surpreeender. Essa palavra resume o que a Islândia tem feito nos últimos anos no mundo do futebol. Tudo começou com a inédita classificação a Eurocopa de 2016, onde apesar de estreante não fez feio, eliminando a Inglaterra nas oitavas e só parando na anfitriã França nas quartas de final.

Nas eliminatórias a apreensão era grande para saber se os islandeses iriam outra vez surpreender no cenário futebolístico. E conseguiram. Em uma briga ferrenha com Croácia e Ucrânia, a seleção conseguiu ficar em 1° lugar no Grupo I com 22 pontos, dois a mais que a 2ª colocada Croácia, e garantiu a vaga inédita para um mundial, para a festa de seus habitantes tão apaixonados.

Nos amistosos preparatórios para a Copa, os vikings jogaram as duas partidas em sua casa. Na primeira, perderam para a Noruega por 3 a 2. Na segunda, contra Gana, abriram 2 a 0, mas, deixaram os africanos empatarem a partida que terminou em 2 a 2.

O principal nome com certeza dessa seleção é o meia Gylfi Sigurdsson, do Everton, que é o jogador mais técnico e habilidoso do plantel. Outro nome que vem se destacando é o do atacante Finnbogason, do Augsburg, que promete deixar seus golzinhos para ajudar o país nórdico a surpreender ainda mais.

Como é uma seleção que se posta com quase o mesmo estilo e tática tanto contra as grandes e pequenas seleções, podemos esperar que os islandeses farão jogo duro e lutarão muita pela classificação. Não é difícil imaginar que cheguem mais longe do que imaginamos, afinal, se tem uma coisa que aprendemos nos últimos anos, é que eles amam SURPREENDER!


Associação Nigeriana de Futebol (Nigerian Football Federation, NFF)

Copas do Mundo disputadas: 6
Títulos: 0
Melhor campanha:
Três vezes eliminada nas oitavas de final (1994,1998,2014)
Campanha nas eliminatórias: 1° colocada no grupo B (4V/1E/1D)        
Time-Base:
Uzoho: Shehu, Troost-Ekong, Balogun e Idowu; Onazi, Ndidi, Obi-Mikel, Iwobi e   
Moses; Ighalo
Destaques:
Moses (Chelsea)            
Treinador: Gernot Rohr      
Deve brigar por:
Vaga nas Oitavas 

Os nigerianos pela 2ª vez consecutiva caíram em um grupo com a Argentina na Copa do Mundo. Em 2014, os africanos conseguiram a classificação em 2º lugar do grupo, superando a Bósnia e o Irã. Mas dessa vez o trabalho vai ser mais árduo, a equipe terá, além dos Hermanos, Croácia e Islândia na briga pela classificação.           

Nas eliminatórias africanas a equipe conseguiu a liderança em seu grupo, garantindo a vaga direta para o mundial, com uma rodada de antecedência, fazendo 13 pontos em 6 jogos, em um grupo com Zâmbia, Camarões e Argélia.           

Nos amistosos preparatórios para a Copa na Rússia, os Super Eagles, como são conhecidos, enfrentaram a Inglaterra e a República Tcheca. Contra a Inglaterra, em pleno Wembley, a seleção africana encarou de igual pra igual a partida, porém no final foram derrotados por 2 a 1. Na Áustria, contra a República Tcheca saíram derrotados por 1 a 0.

As principais peças da seleção são os meias Moses, do Chelsea, Iwobi, do Arsenal, e do experiente capitão Obi-Mikel, do Tianjin Quanjian. Outros jogadores que merecem destaque são os atacantes Musa, do CSKA, e Iheanacho, do Leicester.  

A Nigéria deve brigar pelo 2° lugar no grupo, juntamente com a Croácia e a Islândia, em busca da classificação para a próxima fase do Mundial.



0 comentários:

Postar um comentário