GRUPO A - Copa do Mundo 2018


Grupo A - Arábia Saudita, Egito, Rússia e Uruguai

Por Vinícius Antunes 


Federação de Futebol da Arábia Saudita (لسعودية لكرة القدم, SAFF)

Copas do Mundo disputadas: 5
Títulos: Nenhum
Melhor Campanha em Copas do Mundo: Oitavas de Final em 1994
Campanha nas eliminatórias: 2° no Grupo B: 6 Vitórias/ 1 Empates/ 3 Derrotas
Time-Base: Al Maioufi; Alshahrani, Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al-Harbi; Otayf, Al Shehri, Al-Jassim e Al Faraj; Al Abid e Al Sahlwali
Destaque: Mohammad Al-Sahlawi (All Nassr - Arábia Saudita)
Treinador: Juan Antonio Pizzi
Deve brigar por: 3ª colocação no grupo


Muito tradicional no futebol asiático, mas não mundial, a Arábia Saudita se classificou para sua quinta Copa do Mundo. A Arábia Saudita é um país com muitas restrições devido suas leis com cunho religioso. O país não permitia as mulheres de frequentarem os estádios, no entanto em fevereiro desse ano, em decisão histórica, o governo revogou essa medida e permitiu que as mulheres pudessem presenciar uma partida de futebol nas arquibancadas.

Nos últimos amistosos preparativos para a Copa, os Árabes enfrentaram a Itália, Peru e a Alemanha e saíram derrotados nas três ocasiões. Na primeira partida contra os Italianos, jogando na Suíça, os Sauditas não criaram muito, mesmo tendo a maior posse de bola, e acabaram perdendo por 2x1, gols de Balotelli e Belotti, para a Itália, e Yahya Al-Shehri descontou para os sauditas.

Contra o Peru, a Arábia não jogou bem e perdeu de 3x0, dois gols de Guerrero e um de Carillo. No último amistoso preparatório para a Copa, enfrentou a Alemanha e saiu derrotada por 2x1, gols de Timo Werner e Omar Hawsawi, contra, para os alemães e Taisir Al-Jassim descontou para os árabes.
O destaque da seleção é o camisa 10, Mohammed Al-Sahlawi, que joga no Al-Nassr. Estreou pela seleção em 2010 e desde sua estreia jogou 39 jogos marcando 28 gols, uma média de 0,71 gols por jogo.

Os grandes exportadores de petróleo dificilmente se classificam para a próxima fase, devem brigar pela terceira colocação do grupo.


Federação Egípcia de Futebol (اتحاد كرة القدم المصري ou Egyptian FA)
Copas do Mundo disputadas: 3
Títulos:
0
Melhor Campanha em Copas do Mundo:
Eliminado
Campanha nas eliminatórias:
1° no Grupo E, 4 Vitórias / 1 Empate / 1 Derrota
Time-Base:
El Shenawy; Fathi, Hegazy, Ali Gabr e Abdelshafi; Elneny, Hamed, Salah, Said e Trezeguet; Hassan
Destaque:
Salah (Liverpool)
Treinador: Héctor Cúper
Deve brigar por:
Vaga nas Oitavas

Um dos países mais antigo do Mundo, o Egito vai disputar sua terceira Copa do Mundo na História e com uma missão não muito fácil. A classificação para a Copa é um marco importantíssimo na terra egípcia. O país passou por momentos tensos na Primavera Árabe de 2012, quando em uma revolução popular, tiraram o ditador Hosni Mubarak do poder. A classificação para a Copa é muito simbólica, representa uma vitória para o povo egípcio na luta contra o autoritarismo.

Nos últimos amistosos preparativos para a Copa, O Egito não foi bem. Sem Mohamed Salah que se recupera de uma lesão, o país enfrentou o Kuwaiti, a Colômbia e a Bélgica e saiu sem vitórias. Na primeira partida contra os Kuaitianos, os egípcios jogaram bem, porém acabaram empatando em 1x1, Fahad Al Ansari, marcou para o Kuwaiti e Ayman Ashraf empatou para os descendentes dos faraós. 

No segundo amistoso, um sufoco, os colombianos pressionaram muito durante todo jogo, mas a defesa egípcia segurou até o final e a partida acabou em 0 a 0. O último teste para a Copa de 2018, o Egito encarrou a Bélgica e acabou perdendo por 3x0, gols marcados por Lukaku, Hazard e Fellaini.

Apesar de Salah não ter participado dos últimos preparativos para Copa do Mundo por ter sofrido uma lesão no ombro, na final da Liga dos Campeões no último dia 26 de maio, “O Rei do Egito”, como é conhecido o atleta, vem se recuperando bem do tratamento e deve jogar a primeira partida da fase de grupos contra o Uruguai.

O Egito está no grupo A da competição juntamente com Rússia, Arábia Saudita e Uruguai. Os guardiões das pirâmides terão que batalhar duro para conseguir uma vaga nas oitavas de final da competição.


União de Futebol da Rússia (Rossíiskiy Futból'niy Soyúz, RFS)

Copas do Mundo disputadas: 3
Títulos:
Nenhum
Melhor Campanha em Copas do Mundo: Caiu na primeira fase nas três copas que disputou como Rússia. (Em 1966 ficou em 4º como União Soviética)
Campanha nas eliminatórias:
Não disputou por ser o país-sede
Time-Base:
Akinfeev; Mário Fernandes, Ignashevich, Granat e Kudryashov; Zobnin, Kuzyaev, Golovin, Samedov e Zhirkov; Smolov
Destaque:
Akinfeev (CSKA Moscou)
Treinador: Stanislav Cherchesov
Deve brigar por:
Vaga nas Oitavas

Se fosse um guia olímpico certamente estaríamos falando que a Rússia seria uma das grandes favoritas, no entanto estamos falando da Copa do Mundo, e os Russos não possuem tanta tradição assim no futebol. O país com maior área territorial do mundo não disputou as eliminatórias, pois por ser país sede, já tinham vaga assegurada na Copa.

Nos últimos amistosos preparativos para a Copa, os Russos enfrentaram a Áustria e a Turquia. Na primeira partida contra os Austríacos, os russos não criaram muito e acabaram perdendo por 1x0, o gol foi marcado por Schöpf. O segundo teste foi contra a Turquia e  jogo terminou 1x1, Aleksandr Samedov deixou a Rússia na frente e Yunus Malli empatou para os turcos.

Na copa das confederações, em 2017, caiu em um grupo com México, Portugal e Nova Zelândia. Os russos caíram na primeira fase com apenas uma vitória (sobre Nova Zelândia) e duas derrotas.

A Rússia conta com um reforço brasileiro para a Copa do Mundo de 2018, trata-se do lateral direito Mário Fernandes, que joga em terras russas desde 2012, quando foi vendido ao CSKA Moscou. Em 2016 se naturalizou russo a fim de disputar a Copa de 2018.

Anfitriã e apostando nas pratas da casa, a Rússia não quer decepcionar e deve disputar a segunda colocação do grupo com o Egito. 


Associação Uruguaia de Futebol (Asociación Uruguaya de Fútbol, AUF)

Copas do Mundo disputadas: 13
Títulos:
2, 1930 e 1950
Campanha nas eliminatórias:
2° nas eliminatórias: 9 Vitórias / 4 Empate / 5 Derrota
Time-Base:
Muslera; Maxi Pereira, José Giménez, Godín e Martín Cáceres; Bentancur, Vecino, Nández, Arrascaeta e Cavani; Luis Suárez.
Destaque:
Luis Suárez (Barcelona)
Treinador: Óscar Tabárez
Deve brigar por:
Quartas de Final

Uma das mais tradicionais seleções da América do Sul, o carrasco do Brasil em 1950, o Uruguai tem se destacado nas últimas copas. Em 2010 caiu na semifinal para a Holanda, e na última edição caíram nas oitavas, quando foram derrotados pelos colombianos por 2 a 0.

O Uruguai fez somente um amistoso de preparação para Copa do Mundo, foi contra a seleção do Uzbequistão. Acabou vencendo por 3x0, com gols de Arrascaeta, Suárez e José Giménez.

A celeste possuiu dois jogadores de destaque, Luis Suárez e Cavani, ambos são atacantes. Suárez pelo Barcelona na última temporada marcou 31 gols em 51 partidas, uma média de 0,6 gols por jogo. Já Edinson Cavani pelo PSG marcou 40 gols em 48 jogos, tendo uma média de 0,8 gols por jogo.

Nas eliminatórias ficaram na segunda colocação e tiveram o segundo melhor ataque, com 32 gols marcados e a 4ª melhor defesa com 20 gols sofridos.

Em um grupo relativamente tranquilo, o Uruguai deve confirmar seu favoritismo e se classificar em primeiro. A seleção celeste vai em busca de uma campanha melhor que em 2014. Sua estreia será contra o Egito, na sexta (15) às 09h.

0 comentários:

Postar um comentário