GRUPO C - Copa do Mundo 2018

Grupo C - Austrália,  Dinamarca, França e Peru

por Luan Manrique Giacomini 



                      Federação Australiana de Futebol (Football Federation Australia FFA)

Copas do mundo disputadas: 4
Melhor Campanha: 2006 - Oitavas de final (eliminada após perder de 1 a 0 para a Itália)
Campanhas nas eliminatórias: 3ª colocada no grupo 2: (14V/ 6E /2D - Contando a repescagem)
Time Base: Ryan; Sainsbury, Wright, Behich e Jurman; Jedinák, Mark Milligan, Tim Cahill e Rogic; Aaron Mooy e Leckie
Destaque: Tim Cahill
Treinador: Bert Van Marwijk
Deve brigar por: Classificação para as oitavas de final.

Os “socceroos” se classificaram pela 5ª vez para a campeonato mundial. Nas eliminatórias asiáticas passou com tranquilidade pela fase de grupos que contava com seleções como Jordânia, Quirguistão, Tadjiquistão e Bangladesh.  A seleção australiana se complicou na segunda fase, terminando em terceiro atrás de Japão e Irã que confirmaram suas vagas para a Copa da Rússia diretamente.

A classificação para a repescagem veio em um confronto emocionante com a Síria. A primeira partida ocorreu na Malásia devido a guerra civil no país do oriente médio e terminou em  um empate de 1 a 1. No jogo da volta, outro empate no tempo normal. A definição de quem iria enfrentar Honduras na repescagem foi para a prorrogação,  e,  nesse momento que o veterano Tim Cahill, autor de um dos gols mais bonitos da Copa do Mundo de 2014, brilhou fazendo um gol no minuto 109 levando os australianos para a repescagem.

Contra os hondurenhos, um novo empate na primeira partida. No jogo de volta, em casa,  a estrela de outro veterano brilhou: Jedinák marcou três gols de bola parada, um de falta e dois de pênalti, a seleção verde amarela venceu por 3 a 1 e se classificou para o mundial.


A vida da Austrália não será nada fácil e a chance de repetir a campanha de 2006 é pequena, considerando que uma das vagas provavelmente seja da França, uma das seleções favoritas ao título. Dinamarca e Peru também devem dar bastante trabalho para os australianos, e uma classificação para as oitavas de final seria uma grande conquista nesse ano.


               

                 Associação Dinamarquesa de Futebol (Dansk Boldspil- Union DBU)

Copas do mundo disputadas: 4 (1986,1998,2002,2010)
Melhor Campanha: 1998 (Quartas de final eliminada pelo Brasil por 3 a 2)
Camapanha nas eliminatórias: 2ª colocada no Grupo E: 6V/2E/2D - Na repescagem enfrentou a Irlanda ( 2ª colocada no grupo D)
Time Base: Kasper Schmeichel, Simon Kjaer, Andreas Christenesen, Henrik Dalsgaard, Larsen, William Kvist, Delaney, Yussuf Poulsen, Pione Sisto, Eriksen, Nicolai Jorgensen
Destaque: Christian Eriksen
Treinador: Age Hareide
Deve brigar por: Classificação para as oitavas de final

A seleção dinamarquesa volta a participar de um mundial após encarar uma repescagem. Ao terminar a fase de grupos em segundo no grupo E, teve que encarar a seleção da Irlanda para tentar uma vaga na edição de 2018.

Como o primeiro jogo no país nórdico terminou com o placar em zero para ambos, o confronto ficou marcado pela goleada por 5 a 1 na segunda partida, com direito a hat-trick e golaço do craque do Tottenham, Christian Eriksen. 

Na sua quinta participação em copas do mundo, a seleção campeã da Europa de 1992, não terá facilidade ao menos em repetir a campanha de 1998, quando foi eliminada pelo Brasil nas quartas de final.

Considerando a qualidade das equipes no Grupo C, a “dinamáquina” vai precisar bons jogos para poder se classificar para as oitavas de final. Uma vitória sobre a Austrália é praticamente obrigatória para sonhar com uma próxima fase no torneio.



                  Federação Francesa de Futebol (Federátion Française de Football FFF)

Copas do mundo disputadas: 14
Título: 1 (1998)
Campanha nas eliminatórias: 1ª colocada no grupo A: 7V/2E/2D
Time base: Lloris, Pavard, Varane, Umtiti, Lucas Hernández, Kanté, Tolisso, Pogba, Mbappé, Griezmann, Ousmane Dembélé.
Destaque: Antoine Griezmann
Treinador: Didier Deschamps
Deve brigar por: Título da competição

A equipe comandada pelo contestado Didier Deschamps, teve relativa tranquilidade para carimbar o passaporte para a Rússia, com sete vitórias e uma goleada em cima da seleção Holandesa, que acabou ficando fora da competição mesmo ganhando na última rodada. Os franceses terminaram em primeiro no Grupo A seguidos pela Suécia.

O grupo de 23 jogadores escolhidos para representar a França na Copa do mundo de 2018 ficou marcado por algumas ausências consideradas importantes como por exemplo Adrien Rabiot, companheiro do Neymar no PSG e Alexandre Lacazette do Arsenal.

Porém os “Le Bleu” chegam ao mundial com grandes chances de ganhar novamente a competição. O primeiro título veio em uma final contra o Brasil por 3 a 0 no Stade de France. Sendo o time mais forte do Grupo C, provavelmente passará para as oitavas como primeiro colocado e pode fazer uma boa campanha neste ano de 2018.



Federação Peruana de Futebol (Federación Peruana de Fútbol FPF)

Copas do mundo disputadas: 4
Melhor campanha em Copas do Mundo: 1970 (eliminado nas quartas de final, derrota por 4 a 2 para o Brasil)
Campanha nas eliminatórias: 5º colocado no geral (7V/5E/6D), na repescagem mundial eliminou a Nova Zelândia
Time Base: Gallese, Advíncula, Christian Ramos, Anderson Santamaría, Trauco, Carrillo, Yotún, Renato Tapia, Edison Flores, Cueva, Paolo Guerrero
Destaque: Paolo Guerrero
Treinador: Ricardo Gareca
Deve brigar por: Classificação para as oitavas

Depois de 36 anos de espera, a seleção peruana, treinada pelo Ricardo Gareca, ex-treinador do Palmeiras, pôde comemorar sua volta ao maior torneio de futebol do mundo. Apesar de estarem no mundial, o caminho até a Rússia não foi um mar de rosas. Nos primeiros seis jogos conseguiu apenas uma vitória, se recuperou e chegou nas últimas rodadas disputando com Chile e Argentina uma vaga direta e outra para a repescagem mundial.

Peru e Chile terminaram com a mesma pontuação nas eliminatorias, mas a seleção peruana levou a melhor no Saldo de Gols e obteve a vaga para a repescagem.

Na repescagem, um empate por 0 a 0 na Nova Zelândia. A vaga na copa foi selada na partida de volta em Lima, quando o Peru venceu os Neozolandeses por 2 a 0, com gols de Christian Ramos e Farfán.  

Classificar-se para as oitavas de final será um desafio, mesmo contando com a participação do atacante Paolo Guerrero, que conseguiu na justiça suíça a liberação para jogar a copa do mundo na Rússia (após ter sido condenado por doping).




0 comentários:

Postar um comentário