GRUPO B - Copa do Mundo 2018

Grupo B - Espanha, Irã, Marrocos e Portugal

                                                                                                  Por Yan de Abreu Gomes Vasconcelos

                                                                                                                    

 
Real Federação Espanhola de Futebol (Real Federación Española de Fútbol, RFEF)

Copas do Mundo disputadas: 15    
Títulos: 
01
Melhor campanha em Copas do Mundo: Campeã em 2010        
Campanha nas eliminatórias: 
1º no Grupo G: 9 Vitórias, 1 Empate e 0 Derrotas.
Time-Base: 
David De Gea, Dani Carvajal, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba, Andrés Iniesta, Thiago Alcântara, Koke, David Silva, Isco Alarcón e Diego Costa.
Destaque: 
Andrés Iniesta. (Vissel Kobe/Japão)
Treinador: Hierro*. 
Deve brigar por: 
Título

Após o enorme fracasso na última copa, a Espanha chega a Russia com uma seleção bastante renovada, mas que mantém uma espinha dorsal bastante experiente em jogos internacionais e que promete apagar o péssimo desempenho de 2014.  Na Euro 2016, a esquadra espanhola também deixou bastante a desejar ao cair para a Itália nas oitavas de final.

Nas eliminatórias, a Fúria caiu em grupo tranquilo, na qual realmente teria apenas um adversário à altura, a Itália. Completavam o grupo Albânia, Israel, Macedônia e Liechtenstein. E o que se viu foi um completo domínio espanhol, com direito a um 3x0 desconcertante sobre a Itália, em Madrid. 28 pontos conquistados em 30 disputados e um saldo positivo com mais de 30 gols.

 Nos últimos amistosos preparativos antes da Copa, a esquadra espanhola enfrentou a Suíça em Villareal, no Estadio de la Cerámica, e empatou por 1x1. A Espanha abriu o placar com Álvaro Odriozola aos 29 do primeiro tempo, mas tomou o empate no segundo, quando Ricardo Rodríguez, igualou para os helvéticos. E por fim, enfrentou a Tunísia, vencendo por 1x0, com gol de Aspas na reta final da partida.

A Espanha estreia contra Portugal no dia 15/06, jogando no Fisht Olympic Stadium, em Sochi. Depois enfrenta o Irã em Kazan e encerra suas partidas contra o Marrocos, em Kaliningrado. Apesar dos últimos resultados em competições de seleções não serem muito favoráveis, a Espanha possui time muito técnico e entra como favorita tanto no grupo B como na disputa pelo título da Copa do Mundo.

*Horas depois desse guia ser publicado, a Federação Espanhola optou pela demissão do treinador Julen Lopetegui por ele ter sido anunciado como novo técnico do Real Madrid. Em seu lugar, Hierro assume o comando técnico da seleção. 

Federação de Futebol da República Islâmica do Irã (Fedrāsion-e Futbāll-e Irān, FFIRI)

Copas do Mundo disputadas: 05
Títulos: Nenhum.
Melhor campanha em Copas do Mundo: 14ª colocação (fase de Grupos) em 1978.
Campanha nas eliminatórias: 1º no Grupo A: 6 Vitórias, 4 Empates, 0 Derrotas.
Time-Base: Beiranvand, Rezaeian, Cheshmi, Milad Mohammadi, Khanzadeh, Shojaei Ansarifard, Haji Safi, Taremi, Azmoun, Jahanbakhsh.
Destaques: Azmoun (Rubin Kazan).
Treinador: Carlos Queiroz.
Deve brigar por: Terceira posição no grupo.

A seleção do Irã emplaca a sua segunda Copa do Mundo seguida, e tal desempenho não é surpreendente. Os persas estiveram em quatro das últimas seis edições do torneiro, demonstrando o claro crescimento do futebol iraniano no contexto asiático, fazendo com que a seleção se torne, cada vez mais, uma das potências do continente.

Nas eliminatórias, os Persas foram sorteados em um grupo acessível, mas traiçoeiro, ao lado de Coreia do Sul, Síria, Uzbequistão, China e Catar. E o que se viu foi uma campanha segura e dominante no grupo, na qual a seleção demonstrou um forte sistema defensivo, tendo tomado apenas dois gols em dez partidas. Entretanto, o poderio ofensivo deixou muito a desejar: quatro das seis vitórias conquistadas acabaram com o placar de 1x0. Destaque para a vitória de 1x0 sobre a tradicional Coreia do Sul, em Teerã.

Nos últimos amistosos preparativos antes da Copa, o Irã tem enfrentado problemas, mas não no campo de jogo. A seleção enfrentou a Turquia e foi derrotada por 2x1, logo depois, enfrentaria a Grécia, jogando na Turquia, entretanto, recentes tensões entre gregos e turcos, fizeram com que a Grécia cancelasse o amistoso. Tal fato gerou uma fúria da Federação Iraniana que rompeu relações com a Federação Grega. No lugar, os Persas enfrentariam Kosovo mas o confronto também foi cancelado. No ultimo amistoso pré-copa, os Persas venceram a Lituânia por 1x0, gol de Ansarifard, aos 43 min do segundo tempo.

O Irã estreia contra o Marrocos no dia 15/06.  Depois enfrenta Espanha e encerra suas partidas, jogando contra Portugal. Com uma estrutura defensiva bem montada, os Persas prometem dificultar a vida das demais seleções do grupo, contudo a falta de jogadores mais técnicos faz com que não se espere grandes surpresas por parte de sua seleção.



 
Federação Real Marroquina de Futebol (Fédération Royale Marocaine de Football, FRMF)
Copas do Mundo disputadas: 05
Títulos:
Nenhum.
Melhor campanha em Copas do Mundo: Quartas de final em 1986.
Campanha nas eliminatórias:
1º no Grupo C: 3 Vitórias, 3 Empates, 0 Derrotas.
Time-Base:
Bounou, Benatia, Hakimi, Mendyl, Saiss, El Ahmadi, Belhanda, Boussoufa, Ziyech, Amrabat e Boutaib.

Destaque: Benatia (Juventus)
Treinador: Hervé Renard.
Deve brigar por:
Oitavas de Final.
Depois de um hiato de 20 anos, o Marrocos está de volta a Copa do Mundo. Os Leões do Atlas retornam com uma geração interessante e que pode alçar voos maiores do que apenas a fase de grupos.

Nas eliminatórias, os marroquinos enfrentaram um grupo bastante complicado, jogando contra a, já tradicional em copas, Costa do Marfim; Mali, vice-campeã da Copa das Nações Africanas em 2016, e o emergente Gabão. Na campanha destaca-se a devastadora vitória sobre Mali por 6x0 e, sobretudo, o setor defensivo da seleção, pois, os Leões marcaram 11 gols e não sofreram nenhum.

Já, na última edição da Copa das Nações Africanas, os Marroquinos foram campeões após 42 anos, com direito a goleada por 4x0 sobre a Nigéria.

Nos últimos amistosos preparativos antes da Copa, o Marrocos se portou muito bem, empatou por 0x0 contra a Ucrânia e venceu, de virada, a seleção da Eslováquia por 2x1, com gols de El Kaabi e Belhanda. Ambos os jogos foram realizados no Stade de Genève, em Genebra na Suíça. Antes da estreia no maior torneio de seleções, Os Leões encerraram a preparação batendo a Estônia, em Tallinn, por 3x1. Belhanda, Ziyech e En Nesyri marcaram para o Marrocos e Purje descontou para a Estônia.

O Marrocos estreia contra o Irã no dia 15/06, jogando no Krestovsky Stadium em São Petersburgo. Depois enfrenta Portugal e encerra suas partidas, jogando contra a Espanha. Com um plantel recheado com bons jogadores, a seleção marroquina deve brigar pela segunda posição do grupo, possivelmente contra Portugal.



 
Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
Copas do Mundo disputadas: 7
Títulos:
Nenhum.
Melhor campanha em Copas do Mundo: Terceiro lugar em 1966.
Campanha nas eliminatórias:
1º no Grupo B: 9 Vitórias, 0 Empates e 1 Derrota.
Time-Base:
Anthony Lopez, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro, Cédric Soares, João Moutinho, William Carvalho, João Mário, Gelson Martins, Cristiano Ronaldo e André Silva.
Destaque:
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Treinador:
Fernando Santos.
Deve brigar por:
Quartas de Final.

Portugal chega a mais uma Copa do Mundo tentando se colocar entre os grandes. O elenco é liderado por um dos (se não o maior) atletas do futebol mundial, Cristiano Ronaldo. Os portugueses podem até não ter um dos elenco mais qualificados, mas se conseguirem encaixar uma boa aplicação tática com um alto poder de definição, pode, dar bastante trabalho e causar muitas surpresas, como já demonstrado na final da Eurocopa de 2016, quando foi campeã pela primeira vez, após derrotar a França na final. 

Nas eliminatórias para a Copa, os lusitanos caíram em um grupo tranquilo ao lado de Suíça, Hungria, Letônia, Andorra e Ilhas Faroé. Entretanto, o caminho não se mostrou tão tranquilo como se apontava, logo na primeira rodada, derrota para a Suíça por 2x0, jogando em Basel.

Após o tropeço inicial, só vitórias, com direito a duas goleadas por 6x0 sobre Ilhas Faroé e Andorra. Até a última rodada Portugal estava na segunda colocação, que levava a repescagem, mas derrotou a então líder Suiça por 2x0 em Lisboa, ultrapassou os helvéticos e se classificou pelo saldo de gols.

Nos últimos amistosos preparativos antes da Copa, Portugal sofreu dois empates e conseguiu uma vitória. Jogando em Braga, os lusos abriram 2x0 sobre a Tunísia, gols de André Silva e João Mário; mas permitiu o empate com gols de Badri e Ben Youssef. Em Bruxelas, apesar do jogo bem movimentado, não saiu do 0x0 contra a Bélgica. No último jogo, Os lusos atropelaram a Argélia, 3x0 com dois gols de Gonçalo Guedes e um de Bruno Fernandes.

Portugal estreia contra a Espanha no dia 15/06, jogando no Fisht Olympic Stadium, em Sochi. Depois enfrenta Marrocos em Moscou e encerra suas partidas, jogando contra o Irã em Saransk. Os Lusos, ao lado da Espanha, dividem as atenções do grupo, contudo devem ter cuidado contra Iran e, sobretudo, Marrocos que aparecem correndo por fora na disputa pelas vagas às Oitavas.




0 comentários:

Postar um comentário