FC THUN


FC THUN


Títulos do Campeonato Suíço: 0

Títulos da Copa da Suíça: 0

Melhor Campanha em Taças Europeias: Fase de grupos da Champions League (2005–06); Fase de Dezesseis Avos de Final da Europa League (2005–06).

Campanha na última temporada: 7ª colocação: 42 pontos; 12 vitórias; 6 empates; 18 derrotas.

Gols marcados na última temporada: 53 gols em 36 jogos – média de 1,47 gols por jogo.

Gols sofridos na última temporada: 68 gols em 36 jogos – média de 1,8 gols por jogo.

Artilheiro da última temporada: Marvin Spielmann (13 gols).

Treinador: Marc Schneider.

Deve brigar por: Meio de Tabela.

Entradas: Kenan Fatkic (Meio-campo, Ex - Chiasso); Basil Stillhart (Volante; Ex – FC Wil); Grégory Karlen (Meio-campo, Ex - Sion); Dennis Salanovic (Atacante, Ex - Rapperswil-Jona.

Saídas: Ivan Markovic (Atacante, sem clube); Felix Hornung (Goleiro, FC Breitenrain); Sandro Lauper (Meio-campo, Young Boys).

Amistosos pré-temporada: Thun 2 – 1 Schaffhausen (SUI); Thun 1 – 2 Neuchâtel Xamax; Thun 3 – 0 Rapperswil-Jona (SUI); Thun 2 – 3 Aarau (SUI); Thun 1 – 0 FC Wil (SUI); Thun 3 – 2 Chiasso (SUI); Thun 4 – 0 Stade Nyonnais (SUI).


Desde que retornou à primeira divisão do Campeonato Suíço, o Thun vinha fazendo boas campanhas, se mantendo estável no meio da tabela e figurando algumas vezes na Europa League. Entretanto, na temporada de 2017-18, o clube deixou a desejar, fazendo uma campanha irregular e, sobretudo, sofrendo muito na defesa que terminou sendo a segunda mais vazada do torneio.

A equipe iniciou o campeonato de forma desastrosa colecionando três derrotas nas primeiras rodadas para o Sion (1x0), Zürich (2x1) e Basel (3x0). Após esse começo, o time reagiu conquistando duas vitórias consistentes, um 4x0 sobre o Young Boys e 5x2 sobre o Lausanne. Contudo, como a equipe se mostrava muito irregular, logo voltou a ausência de vitórias, em quatro rodadas, empatou dois jogos e perdeu os outros dois, vindo a se recuperar na décima rodada com uma vitória por 2x0 sobre o Luzern.

As seis rodadas seguintes não se mostraram favoráveis, com o time conseguindo uma vitória, um empate e quatro derrotas. A situação melhorou nos dois últimos jogos antes da pausa de inverno, com duas vitórias seguidas. No retorno, a vitória sobre o Zürich sobre por 4x2 até levantou a possibilidade de que o clube ganharia um novo fôlego, contudo, o que se seguiu foram mais derrotas, cinco em série, com uma acachapante derrota por 7x2 para o Sion. Após o fiasco, o Thun reagiu, conseguindo seis jogos de invencibilidade, contabilizando três vitórias e três empates. Nas últimas rodadas, o time alternou vitórias e derrotas, terminando na 7ª colocação da tabela.

Estádio Stockhorn Arena em Thun.

Na Copa da Suíça, o clube foi eliminado nas quartas de final, após estar ganhando por 3x1 do Zürich, permitiu a virada do time adversário e deu adeus a competição. Antes havia eliminado Stade Payerne (2x1), FC Wil (3x0) e Stade Nyonnais (3x1). 

Para a temporada 2018-19, a diretoria manteve o técnico Marc Schneider, apesar da temporada decepcionante. O elenco também foi mantido em quase sua integridade, contando com a contratação de novos nomes.

O objetivo do Thun nessa temporada que inicia é buscar uma maior estabilidade em seu setor defensivo, para assim, se manter confortavelmente no meio da tabela, almejando talvez uma vaguinha na Europa League. A equipe estreia no dia 22/07 enfrentando o Zürich, às 11h no horário de Brasília.


0 comentários:

Postar um comentário