FC BASEL

FC BASEL



Títulos do Campeonato Suíço: 20

Títulos da Copa da Suíça: 12

Melhor Campanha em Taças Europeias: Oitavas de Final da Champions League (2002–03, 2011–12, 2014–15, 2017–18); Semifinal da Europa League (2012–13).

Campanha na última temporada: 2ª colocação: 69 pontos; 20 vitórias; 9 empates; 7 derrotas.

Gols marcados na última temporada: 72 gols em 36 jogos – média de 2 gols por jogo.

Gols sofridos na última temporada: 36 gols em 36 jogos – média de 1 gol por jogo.

Artilheiro da última temporada: Albian Ajeti (17 gols).

Treinador: Raphael Wicky.

Deve brigar por: Título.

Entradas: Julian von Moos (Atacante, Ex - Grasshopper S-18); Konstantinos Dimitriou (Zagueiro; Ex – PAOK); Jonas Omlin (Goleiro, Ex – Luzern); Aldo Kalulu (Atacante, Ex – Lyon); Dimitri Oberlin (Atacante, Ex – RB Salzburg).

Saídas: Germano Vailati (Goleiro, aposentadoria); Cedric Itten (Atacante, St. Gallen); Dereck Kutesa (Meio-campo, St. Gallen); Gezim Pepsi (Meio-campo, Aarau); Mirko Salvi (Goleiro, Grasshopper); Davide Callà (Meio-campo, Winterthur); Alexander Fransson (Volante, Norrköping); Michael Lang (Lateral Direito, Borussia Mönchengladbach); Tomas Vaclik (Goleiro, Sevilha); Mohamed Elyounoussi (Atacante, Southampton); Léo Lacroix (Zagueiro, Saint-Étienne).

Amistosos pré-temporada: Basel 6 – 1 Rapperswil-Jona (SUI); Munique 1860 (ALE) 1 – 1 Basel; Wacker Innsbruck (AUT) 0 – 2 Basel; Illertissen (ALE) 1 – 3 Basel; Basel 1 – 2 Wolverhampton (ING); Basel 1 – 4 Aarau (SUI); Basel  0 – 5 Feyenoord (HOL).

Campanha do Basel nas últimas edições do Campeonato Suiço 

O Basel é, com toda a certeza, o primeiro time lembrado quando se pensa em futebol suíço e isso não é por acaso. Na última década o time estabeleceu uma hegemonia nacional na qual resultou em oito títulos em sequência, algo inédito na história do campeonato, disputado desde 1897. Protagonizou também surpreendentes campanhas na Champions League, fato que também colaborou para o fortalecimento do time no cenário europeu e mundial.

Entretanto, essa sequência gloriosa foi interrompida na temporada que se encerrou em maio desse ano. A temporada de fato foi bem irregular. Os RotBlau, como são conhecidos, iniciaram com uma derrota para o Young Boys por 2x0. Logo após, recuperaram o ritmo com vitórias em cima de Luzern, Thun e Grasshopper, e então, veio uma péssima sequência que lhe custaria o título.

Nos 10 jogos seguintes, o Basel apenas conseguiu três vitórias, cinco empates e duas derrotas, e viu seu principal concorrente disparar na ponta do campeonato. Emendou cinco vitórias seguidas, até enfrentar outro momento ruim, três derrotas em quatro jogo, e o título já estava perdido. No último terço do campeonato, a equipe fez o que se esperava, conseguindo oito vitórias em treze jogos, terminando na amargosa segunda colocação.

Na Champions, o time fez boa campanha, sendo eliminado nas oitavas pelo Manchester City de Pep Guardiola. Já na Copa da Suíça, a equipe eliminou Wettswil-Bonstetten (2x0); Chiasso (1x0); Rapperswil-Jona (2x1); Luzern (2x1), mas acabou caindo nas semifinais para os algozes da temporada, o Young Boys, em uma derrota por 2x0. Apesar das campanhas decepcionantes, o técnico Raphael Wicky foi mantido no cargo e guiará o time na temporada que se inicia.


Estádio St. Jakob Park na Basileia.

Agora o ex-jogador de Hamburgo, Werder Bremen e Atlético de Madrid terá o duro trabalho de reorganizar o clube, que sofreu, sobretudo, com a saída de alguns jogadores, principalmente na defesa, com a perda de seus dois goleiros mais experientes. 

Por outro lado, a compra em definitivo do atacante Oberlin e da contratação do atacante Kalulu foi uma boa jogada da diretoria, as peças acrescentarão no poder ofensivo da equipe.

Apesar de estar passando por uma fase de reestruturação, o Basel continua sendo uma potência nacional e deve brigar pelo título, mas, talvez, sem a condição de amplo favorito. Os Bebbi iniciarão a sua caminhada recebendo no St. Jacob Park a equipe do St. Gallen, no sábado, 21/07, às 14h no horário de Brasília.



0 comentários:

Postar um comentário