domingo, 7 de junho de 2020

UNIÃO DE SEIS CAMPEÕES NACIONAIS - Conheça a história do Racing Fc Union Luxembourg

Por: Yan de Abreu

Conheça a história de um dos mais tradicionais times do campeonato de Luxemburgo!

Maior time da capital de Luxemburgo, o Racing-Union traz em sua história uma linhagem repleta de glórias e títulos. Suas origens remontam a 3 clubes da capital que dominaram a primeira década do Campeonato Luxemburguês, o US Hollerich, o Sporting Club Luxembourg e o Racing Club Luxembourg, este sendo o primeiro campeão do pais em 1910.

A situação mudou durante a década de 1920. Com o crescimento de equipes do interior, como Fola Esch e Red Boys Differdange, o trio da capital se viu obrigado a iniciar um processo de fusões visando melhorar o desempenho esportivo. Assim, em 1923, Racing e Sporting se fundiram, dando origem ao Spora Luxemburgo, sendo o nome a união dos nomes das duas equipes, Spo - Sporting e Ra – Racing. Dois anos mais tarde, o US Hollerich se fundiu com o JS Verlorenkost surgindo o Union Luxemburgo. Ainda em 1925, surge o Aris Bonnevoie. Estava formado o novo trio metropolitano, Spora, Union e Aris, trio responsável por diversas glórias, totalizando 20 títulos do campeonato, além de 19 Copas e diversas participações em competições europeias.
Árvore Genealógica do Racing Union

Contudo, com a chegada dos anos 2000, novas dificuldades se apresentaram as equipes da capital. Com a ausência de títulos de grande expressão, o esvaziamento dos estádios e más administrações, o trio da Cidade de Luxemburgo se viu forçado a recorrer novamente as fusões. 

Títulos de Campeonato Nacional do Racing Union

Em, 2001, o Aris se une ao CS Hollerich e dá origem ao Alliance 01. União, esta, que não deu certo visto que não ouve melhoras no quadro esportivo. Por sua vez, em 2005, uma interferência externa foi decisiva para o surgimento do Racing Union. O prefeito e os conselheiros da capital pressionaram e obrigaram Spora, Union e Alliance a se fundirem, dando origem ao atual Racing FC Union Luxembourg.

Contudo, os políticos que idealizaram a fusão não levaram em consideração o poder destrutivo de um péssimo gestor pode causar em uma equipe. Tendo a frente, o então presidente do francês ESTAC Troyes, Daniel Masoni, o Racing Union foi rebaixado da primeira divisão em 2014, fato inédito na história do campeonato Luxemburguês.
Títulos de Copa Nacional do Racing Union

Com um novo presidente, o clube se reestruturou, subiu e voltou a se estabelecer no cenário nacional com o título de 2018 da Copa de Luxemburgo. Na atual temporada, o Racing-Union terminou na sétima colocação, lembrando que não houve campeão nem rebaixamento, visto que o campeonato foi encerrado de forma antecipada, devido a pandemia do COVID-19.
Classificação final da temporada 2019-20 do Campeonato de Luxemburgo.
*Campeonato foi encerrado antes do previsto devido a pandemia do Covid-19.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários: