"Uh é Chocolate, Uh é Chocolate" - O domingo de páscoa do Vascaíno no ano 2000 foi maravilhoso: Hat-Trick do Romário, goleada sobre o Flamengo e Título da Taça Guanabara.
Por: Rodolfo Silva
Há quase 20 anos, Vasco e Flamengo decidiam a Taça Guanabara em um domingo de Páscoa. Final recheada com um ingrediente especial: o baixinho Romário, que acabara de voltar ao clube cruzmaltino, iria enfrentar o mengão pela primeira vez desde 1988.
A diretoria do Vasco preparou uma festa: 40 mil ovos de chocolate foram distribuidos para os torcedores no Maracanã. E se a diretoria vascaína quis levar chocolate para os torcedores fora do campo, o time cruzmaltino também levou chocolate para dentro: comandado pelo baixinho Romário, o Vasco foi impiedoso e se sagrou campeão da Taça Guanabara ao aplicar uma goleada no mengão, tornando a Páscoa vascaína ainda mais saborosa: 5 x 1, com direito a hat-trick do camisa 11.
(Foto/Reprodução: Ricardo Ayres/LANCE!Press)
Saiba mais sobre o jogo:
Comandada por Abel Braga, a equipe vascaína vinha com excelente campanha, liderando a Taça Guanabara, seguido por Flamengo e Botafogo.
A partida, além de valer o titulo da Taça Guanabara e ser marcada pelo histórico de rivalidade entre as duas equipes, possuía outro elemento marcante: Romário, ídolo de ambas as torcidas, estava no Flamengo até o último ano (1999). O artilheiro, que possuia 204 gols em 240 partidas com a camisa rubro-negra, foi demitido pelo presidente do clube, Edmundo Santos Silva, que não viu com bons olhos a ída do atleta à uma festa logo após o jogo em que o Fla foi eliminado pelo Juventude no Campeonato Brasileiro daquele ano.
No reencontro com o atleta, os 11 do Flamengo iam levando a melhor sob o camisa 11 do Vasco: logo no início da partida, aos 6 minutos, após linda jogada individual, Petkovic cruza e, Leandro Machado de cabeça marca: 1 x 0 para o Fla!
Apesar da derrota parcial, o clube cruzmaltino não se rendeu: aos 14 Viola bate de fora da área e carimba a trave. Mas Felipe estava lá para empatar a partida: 1 x 1.
Aos 25, a lei do ex apareceu: após cobrança de escanteio, Clemer sai mal do gol para afastar a bola e ela sobra nos pés de Romário, que só tem o trabalho de mandar para o fundo da rede: 2 x 1 para o Vasco.
Romário não perdoa a saída errada de Clemer e marca o segundo para o Vascão.
(Reprodução: Vasco Fotos)
Após a virada o jogo esquentou: ainda no primeiro tempo, Luis Alberto e Viola trocam empurrões e ambos são expulsos.
No início do segundo tempo, aos 5 min, Romário aparece na área, é derrubado por Fabão. O árbitro marca pênalti. O camisa 11 bate: bola para um lado e goleiro pro outro: Vasco 3 x 1 Fla.
O gol atordoou o time rubro-negro e a equipe do baixinho aproveitou: aos 11 min Pedrinho, com um toque de inteligência e maestria enfia uma linda bola para o artilheiro da partida buscar no lado direito de ataque, Romário chega e finaliza, marcando seu terceiro no jogo e o quarto de sua equipe: Vasco 4 x 1 Flamengo.
No decorrer da partida, Romário sente e sai do jogo, substituido por Alex Oliveira.
Aos 23 min Pedrinho entra na área e dá um drible humilhante em Rodrigo Mendes, que para o meia apenas com pênalti. Ele mesmo pega a bola e bate para dar números finais a partida: Vasco 5 x 1 Flamengo. Na comemoração, o meia pediu silêncio à torcida rival.
Com o placar definido, a partida ficou violenta, tendo mais quatro expulsões. Duas ocasionadas após Pedrinho fazer embaixadinhas no meio de campo, cartão vermelho para Beto, do Flamengo, e Odvan, do Vasco. Minutos depois, com Fabio Baiano e Alex Oliveira trocando empurrões.
Pedrinho foi destaque na partida não só pela qualidade técnica, mas também pelas provocações.
(Foto/Reprodução: Diário Lance)
Já quase no fim da partida, o volante Amaral se inspirou em Romário e quase fez um golaço de atacante: vendo Clemer adiantado, ele tentou de cobertura de fora da área, acertando um lindo chute.... mas a bola parou no travessão rubro-negro. E assim terminava o memorável domingo dos vascaínos, que ganharam Ovo de Páscoa no início da partida e viram o seu time dar um chocolate para os adversários dentro de campo.
Com a goleada aplicada sobre o Flamengo, o Vasco confirmou a melhor campanha da Taça Guanabara e se sagrou campeão da competição. Mas a equipe não repetiu o feito na Taça Rio e na Final do Campeonato Carioca daquele ano, perdendo ambos os títulos para o Flamengo.
Ficha Técnica da partida:
VASCO DA GAMA 5 x 1 FLAMENGO
Local: Maracanã (Rio de Janeiro, RJ).
Data: 23/04/2000
Público: 53.750 presentes
Árbitro: Ubiraci Damásio.
Vasco: Hélton, Paulo Miranda, Odvan, Mauro Galvão, Gilberto, Amaral, Nasa, Felipe, Pedrinho (Júnior Baiano), Viola, Romário (Alex Oliveira).
Técnico: Abel Braga.
Flamengo: Clemer, Fábio Baiano, Fabão, Juan, Luís Alberto, Leandro Ávila, Rodrigo Mendes, Beto, Petkovic, Leandro Machado (Lúcio), Reinaldo (Tuta).
Técnico: Paulo César Carpegiani.
Gols: Leandro Machado (Flamengo 6/1ºT), Felipe (Vasco 14/1ºT), Romário (Vasco 25/1ºT), Romário (Vasco 5/2ºT), Romário (Vasco 11/2ºT), Pedrinho (Vasco 23/2ºT).
Expulsões: Odvan, Viola e Alex Oliveira (Vasco); e Luís Alberto, Beto e Fábio Baiano (Flamengo).
CRÉU
ResponderExcluirVASCO
ResponderExcluirque site ruim mané, pqp
ResponderExcluir