quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Segundinha do Candangão 2019: Saiba mais sobre a preparação dos clubes!

Por; Victor Carvalho


Faltam 10 dias para o pontapé inicial da Segunda Divisão do Campeonato Candango. Apesar do pouquíssimo tempo, apenas três times já tem comissão técnica e elencos totalmente definidos para o campeonato: Paranoá, SESP Samambaense e Ceilandense já divulgaram quem fará parte de seu grupo em 2019. Outras equipes já anunciaram treinador e alguns reforços. De todos os clubes, apenas o CFZ ainda não anunciou o seu comando técnico.

O certame contará com um regulamento inédito na Segundona, mas que já vem sendo utilizado há 5 anos na elite do futebol da capital:

Novo regulamento:
Serão 10 participantes que durante dois meses disputarão duas vagas na Série A de 2020. Ao contrário dos anos anteriores em que cada time tinha apenas 4 ou 3 jogos garantidos dentro de seus grupos, agora cada clube jogará 9 partidas em turno único em um sistema de pontos corridos semelhante ao que já ocorre na Primeira Divisão, com a diferença de que não haverá um mata mata posterior, será um campeonato decidido ponto a ponto. Brasília, Samambaia, SESP Samambaense, Paranoá, Planaltina, Ceilandense, CFZ, Botafogo - DF, Cruzeiro e Legião são os clubes que brigarão por duas vagas na elite do futebol do Distrito Federal.

Sai o tradicional Brazlândia e entra o controverso Samambaia
Uma notícia pegou de surpresa todos os amantes do futebol local, quando foi anunciado que o Brazlândia, tradicional clube candango, e que recentemente colocou algumas expectativas nos torcedores por conta de fortes investimentos em seu futebol, cederia sua vaga ao desistente Samambaia. Apesar de inicialmente ter se retirado do torneio por questões financeiras, o clube foi convencido pelo atual presidente do Taguatinga Esporte Clube, a pegar a vaga do time do Norte do Distrito Federal e jogar o segundo escalão local com atletas da categoria Juniores do Taguatinga, além disso, a diretoria do clube anunciou que reforçará o time com jogadores mais experientes.

Como estão os clubes:


Botafogo:

O Alvinegro confirmou que o técnico Danilo Fiuzza que vinha comandando os juniores, tomará frente do elenco profissional. A confirmação é de que haverá uma mescla entre jovens jogadores e reforços que segundo reportagem do Distrito do Esporte, estão sendo mantidas em "off" mas que existem conversas com jogadores até mesmo do futebol internacional.


Brasília:
Querendo voltar a seus tempos de glória, o Colorado confirmou a permanência de PC Alencar no comando do clube e aposta em um projeto a longo prazo para conseguir voltar ao topo do futebol local. A diretoria revelou ter acertado com 90% do elenco para os próximos dois meses de futebol e havia prometido o anúncio dos nomes no mês de Julho, mas até o momento do fechamento dessa matéria, nada foi revelado.


Ceilandense:
O Dragão vem renovado e repaginado, voltando a ser rubro negro e novamente com Marcelo da Adega investindo fortemente no clube. Mas não somente fora dos campos o Ceilandense se movimentou, por enquanto são vários nomes interessantes que colocam o time como favorito, dentre eles o veterano Thompson (Ex-Ceilandia), Clécio e o atacante Betinho (atual campeão pelo Gama), além disso, a diretoria confirmou uma comissão técnica encabeçada por Gustavo Lott, apostando no ex analista de desempenho do Luziânia em sua primeira experiência como treinador.


Legião:
O Legião contará mais uma vez com Marquinhos Carioca à beira dos gramados, 'o Time do Rock' resolveu apostar na continuidade do trabalho do treinador que tem rendido boas atuações, mas sempre batendo na trave.


Planaltina:
O Galo confirmou a permanência do experiente Jorge Medina por mais uma temporada, sendo mais um clube que aposta na continuidade do trabalho e em um projeto a médio/longo prazo. São ótimas notícias, considerando que o treinador chegou muito perto de um acesso na última temporada, caindo nas semifinais para o campeão, Capital.


Paranoá:
Até agora o clube mais preparado de todos os 10 competidores, já vem se preparando há mais de um mês e promete fazer um bom trabalho. Vandinho Silva e Philippi Coutinho dividirão a função de treinador, e a ideia pode dar certo, já que ambos trabalham juntos há bastante tempo e tem bastante entrosamento. O elenco é até agora o mais completo, contando com 31 atletas, dentre eles estão dois atuais campeões candangos, que são o defensor Lúcio e o goleiro Bismarck. Além deles, outros dois reforços prometem dar mais consistência defensiva ainda para o escrete, o zagueiro Eduardo José (Ex-Real e Gama) e o volante Helinho (Ceilândia) chegam para fortalecer o time. "A Cobra Sucuri" se estabelece como favorita, não só pelo elenco apresentado, mas também pela organização, planejamento e estrutura para seus jogadores, além de ser muito provável que o Estádio JK localizado na própria Cidade seja utilizado pelo time e o mesmo conte com a força da torcida.


SESP Samambaense:
A equipe promete brigar pelo acesso com um trabalho simples e sério, os comandados do técnico Solito Alves formam um conjunto sem grandes destaques. Mas essa é a grande aposta da diretoria: o conjunto. A direção do clube caçula pretende fazer o que pode sem nenhum tipo de "presepada" para tentar um acesso relâmpago, a ideia é focar no trabalho.


Cruzeiro:
Nessa semana, foi confirmado que o técnico Marcos Gonçalves que comandava equipe de juniores será efetivado no cargo da categoria profissional. A expectativa é que grande parte do plantel seja formado por uma maioria de jovens jogadores.

O CFZ é o único clube que ainda não apresentou elenco ou comissão técnica.

A Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense começa no dia 24/08 (sábado) e será aberta com as seguintes partidas:

Ceilandense x SESP Samambaense;

Botafogo-DF x Cruzeiro;

Brasília x Planaltina;

Paranoá x CFZ;

Samambaia x Legião.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário