Ci Dispiace, Gianluigi.
Rodolfo Silva
Um dos maiores goleiros da longa História do Futebol é também um dos mais injustiçados atletas do esporte: Gianluigi Buffon.
Gianluigi Buffon lamentando sua expulsão na saída de campo.
O goleiro defende a meta da Seleção da Itália há mais de 20 anos: em 1997 teve a oportunidade de estrear na Azzurra. Na Juventus sua história começou quatro anos depois, quando o goleiro italiano foi comprado pelo clube de Turim.
Pela Velha Senhora, Gianluigi foi se tornando cada vez mais importante para o futebol de seu país e se tornou estrela mundial. O italiano possui uma trajetória impecável, repleta de títulos e atuações históricas que resultaram no título da Copa do Mundo de 2006.
Buffon ganhou praticamente tudo que tinha direito, e, se tornou símbolo máximo de respeito no futebol mundial inspirando gerações.
Mas o Futebol por vezes é injusto com os melhores e os 'Deuses do Futebol' parecem castigar propositalmente Gianluigi quando se trata de Uefa Champions League: finalista três vezes, o capitão ficou 'no quase' em todas oportunidades, se tornando tri-vice campeão europeu.
Antes de entrar em campo hoje, a derrota mais dolorida de Buffon talvez tenha sido a que ocorreu na última edição da UCL (2017), quando a Juventus chegou na final e foi goleada pelo Real Madrid por 4 a 1. Gianluigi estava com 39 anos e aquela parecia ser sua última final, isso se explica na decorrência de dois fatores: sua idade avançada e a dificuldade de uma equipe chegar a uma final.
Não bastasse essa dolorosa derrota, Buffon sofreu outro duro golpe no mesmo ano: depois de participar de quatro Copas do Mundo de forma consecutiva, o arqueiro italiano possuia a expectativa de participar do que seria sua quinta e última copa (em 2018), mas a seleção da Azzurra não conseguiu se qualificar durante as eliminatórias.
Em 2018 a Juventus se qualificou para as quartas da UCL e tinha a dura missão de enfrentar o Real Madrid, e o que já era difícil, pareceu se tornar impossível depois da sonora goleada sofrida pela Juventus por 3 a 0 para os merengues na última Terça-Feira (03/04) na Itália.
Porém, hoje (11/04) a Juventus entrou em campo em Madrid com sangue nos olhos e a emoção somada com a adrenalina tomaram conta do clube italiano, que, ignorou os milhares de torcedores espanhóis e dizia a sí própria "Nós somos capazes, vamos fazer o impossível acontecer hoje".
A imprevisibilidade tomou conta da partida, a Juventus estava devolvendo a goleada sofrida no primeiro jogo, e, até aos 46 da segunda etapa, o placar do Santiago Bernabéu mostrava "Madrid 0 x 3 Juventus". Mas foi nesse exato momento que ocorreu o lance que definiria o jogo: Penâlti polêmico de Benatia em cima de Lucas Vásquez.
Momento da Expulsão de Buffon
Buffon ficou incrédulo com a marcação, o mundo parecia ruir em suas mãos por conta de um pênalti que não existiu e foi para cima do árbitro reclamar. Como resultado de sua reclamação, o goleiro foi expulso e, na sequência, Cristiano Ronaldo marcava, qualificando o clube madrilenho para a semi final da UCL, despachando novamente o clube italiano de forma cruel para a 'Terra da Bota'.
Se antes se questionava se "Os Deuses da Bola" possuíam algo contra o Buffon, hoje lamentamos que a injustiça tenha ocorrido por falha humana.
"O futebol é, sim, a melhor invenção do homem. O problema é o próprio homem. Hoje dá vontade de não ver mais a bola rolar por um bom tempo. Dever do ofício e a paixão pelo esporte falarão mais alto, claro, mas é muito desanimador. Que vergonha." Mauro Cezar Pereira
0 comentários:
Postar um comentário