domingo, 12 de novembro de 2017

Equipes de São João Del Rei fazem história no cenário estadual

Equipes de São João Del Rei fazem história no cenário estadual
Por Rodolfo Silva



O ano de 2017 está chegando ao fim, e a maioria dos campeonatos de futebol das categorias de base já se encerraram.  Em São João Del Rei os times Social, Figueirense e Athletic têm muito para comemorar: essas equipes obtiveram muito sucesso nas competições que disputaram. As três figuram as primeiras colocações do campeonato mineiro sub 17, sub 20 e feminino, respectivamente.
Sem mais delongas, vamos aos destaques:

Social Futebol Clube
No primeiro semestre o destaque de São João Del Rei foi a equipe do Social. O clube teve campanha excelente na primeira fase do campeonato mineiro sub 17 e chegou ao hexagonal final da competição. 

A equipe também fez muito sucesso na Taça BH: o clube caiu numa chave dificílima contra Santos, Botafogo e Red Bull Brasil, mas se classificou para as Oitavas de Final da competição após arrancar um empate heroico contra o Santos e vencer o Red Bull.

André Luiz, ex-zagueiro de Atlético Mineiro, Palmeiras e Nancy (França) comanda o clube do Social desde 2015. O Alterna Fut ouviu o ex atleta, que fez um balanço sobre esses dois anos em que está a frente do projeto: “Já no primeiro ano [2015] fizemos uma Taça BH bacana, chegamos na última rodada com chance de classificar, isso nos deu mais confiança e demos sequência no projeto. O resultado tem sido bem satisfatório, já são 16 atletas em grandes clubes do país.”


Classificação do Social na Taça BH (Foto/Reprodução: FMF - Federação Mineira de Futebol)

Cicinho, o treinador do Social na Taça BH e do Sub-17 em 2017, comentou sobre o trabalho de seu clube no ano: “Nós tivemos um ano fantástico, com marcas históricas. Temos atletas jogando como titular no Fluminense e no Cruzeiro. Isso enobrece nosso trabalho e dá motivação para o ano que vem. Estamos muito felizes com o resultado, classificamos para o hexagonal final (no sub-17) e na Taça BH em uma chave com Santos, Red Bull e Botafogo.“ 

Paulo Sérgio, preparador de goleiros do Social e treinador do sub-15, conta mais sobre o ano de sua equipe: “Como preparador de goleiros, trabalho há 9 anos. Pelo primeiro ano como treinador foi um desafio diferente, mas foi muito bom. Nosso time (sub-15) foi um dos que mais fez gols no campeonato. A gente quase classificou (para o hexagonal final). “

Figueirense Esporte Clube
O “Tigre do Bom Pastor”, como é conhecido o Figueirense de São João del Rei, fez história no mineiro sub-20. A equipe fez parceria com o Social para o estadual e fez campanha histórica, terminando a competição na terceira colocação no hexagonal final, a frente de grandes equipes do futebol brasileiro, como Cruzeiro e América.

O clube é comandado por Beto ‘o canhota’ (campeão mineiro como jogador com o Ipatinga em 2005).

Jogadores do Social e Figueirense reunidos na campanha "Um coração para Charlotte" (Foto/Reprodução: Social Futebol Clube)

Em entrevista ao Alterna Fut, Beto comentou sobre a campanha de seu time: “Esse hexagonal foi um dos mais disputados dos últimos anos. Ficar na frente de Cruzeiro e América, superando todas as dificuldades que um clube do interior tem, foi uma grande vitória. Dificuldades existem em qualquer clube. Terminamos o ano sem problemas que pudessem tirar o foco da competição.“

Beto ainda elogiou o progresso de seus atletas, e quando questionado sobre uma possível participação na Segundona do Mineiro ano que vem, o treinador não garantiu o clube na competição, mas disse que seria interessante entrar na disputa.

Athletic Club
A centenária equipe do Athletic trouxe a São João Del Rei, pela primeira vez na história, a disputa do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino. A equipe obteve um êxito enorme na competição, terminando a primeira fase com 100% de aproveitamento e apenas 4 gols sofridos. No primeiro jogo da semifinal a equipe enfrentou o América no primeiro jogo, e saiu derrotada por 2 a 1.

Para comandar o time feminino, o clube buscou o treinador Clayton Nogueira que já tinha experiência com futebol feminino. Em São João del Rei, o treinador começou a trabalhar com a categoria ao fundar o América Del Rey em 2015.


Equipe do Athletic Club e a comissão técnica. (Foto/Reprodução: Athletic Club)

Questionado sobre as dificuldades do futebol feminino, Clayton ressaltou a falta de apoio: “Creio que as dificuldades são mais extracampo. Falta apoio, patrocínio e até da mídia. Tem crescido, mas ainda tem que crescer muito para chegar ao nível do masculino. O preconceito por parte de pais também existe, a questão do filho ser jogador e a filha fazer balé.”

O treinador ainda acrescenta que apesar desses problemas, com a disputa do campeonato mineiro no clube, muitas mães têm procurado ele e a direção do clube para colocar suas filhas para jogar.

A goleira Karen destacou a força da equipe: “A nossa primeira fase foi executada com 100% de aproveitamento. A gente teve um deslize agora na semifinal, mas nada impede a gente de ir lá e sair com o resultado positivo.  2 a 1 não é um resultado impossível, se elas vieram aqui e buscaram esse resultado, nós podemos ir lá e trazer o resultado positivo: a cidade, o time e as atletas merecem.”

O Alterna Fut ouviu também a zagueira Renata que comentou as principais dificuldades da partida: “O América é um time muito bom, já foi campeão de vários campeonatos. A gente jogou de igual para igual, cometemos alguns erros e perdemos para nós mesmos. “

O Athletic enfrenta hoje (12) o América às 15h em Belo Horizonte, no jogo de volta da semifinal. Na outra semi, Ipatinga e Ad Frigoarnaldo disputam a outra vaga na final.  


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário