sábado, 4 de novembro de 2017

Conheça os clubes finalistas da Champions League Africana (CAF).


Será definido hoje o grande Campeão da Champions League da CAF. Conheça os clubes!
Por Victor Carvalho

Hoje (04 de novembro) às 18h de Brasília (20h no Marrocos), será coroado o grande campeão africano de clubes da temporada de 2017.

Os finalistas da Champions da CAF são Al Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos) e o primeiro jogo da final terminou empatado em 1 a 1.  
              
Tradição, tensão e emoção é o que envolve essa final. Mas o que há por trás dessa grande decisão para o pouco visado futebol de clubes africanos?

Vejamos então, o caminho das duas equipes até aqui e seus retrospectos na Champions League da CAF em anos anteriores.

Wydad Casablanca:
Começaremos falando sobre o clube mandante. O Wydad Casablanca, que é um dos times mais tradicionais de seu país e que nesse ano comemora seu octagésimo aniversário de fundação.

O clube foi fundado em Maio de 1937 e é o atual campeão nacional do primeiro escalão do futebol Marroquino. A equipe está sedenta por um título continental, que não é visto por sua torcida desde 2002, ano em que foi campeão da Copa dos Campeões da CAF (equivalente à CAF Confederation Cup).

O jejum da maior competição de clubes do continente dura 25 anos, o clube quase quebrou esse jejum em 2011, quando foi vice-campeão da Champions Africana. A Equipe perdeu o título para o Esperance ST, da Tunísia ao sair derrotada no segundo jogo na casa do adversário por 1 a 0.

Porém esse ano o clima parece diferente e o otimismo aparenta estar maior do que há 6 anos atrás.  O clube que é o atual campeão nacional fez uma excelente campanha no campeonato marroquino, tendo terminado o campeonato com 7 pontos na frente do segundo colocado.

Campanha na Champions:
O Wydad Casablanca estrou na primeira fase da competição contra o CF Mounana, do Gabão. Os “Reis dos Títulos” (como são conhecidos) suaram para passar de fase: venceram a primeira partida em casa pelo placar mínimo e foi derrotado no jogo de volta pelo mesmo placar. A equipe conseguiu se classificar nas penalidades, quando ganharam a disputa por 5 a 4.

Na fase de grupos, pegou o Zanaco (Zâmbia), o Coton Sport (Camarões) e seu adversário da final, o Al Ahly (Egito). O Wydad passou em primeiro lugar no grupo, acumulando 12 pontos, sendo 4 vitórias e duas derrotas fora de casa (uma delas contra o clube egípcio).


Fase de Grupos - Classificação Final da CAF. Al Ahly e Wydad estavam no grupo D. 

Na fase seguinte, o clube enfrentou uma pedreira: o Mamelodi Sundowns, clube Sul Africano que conquistou o título continental em 2016.

No primeiro jogo, vitória para os Sul Africanos por 1 a 0 com um gol do atacante marfinense Zakri em uma jogada de escanteio.

No segundo jogo, o placar foi devolvido com gol de cabeça do volante Saidi ainda no primero tempo, levando o confronto para decidir o classificado nos pênaltis. Os marroquinos levaram a melhor e venceram por 3 a 2.

 Nas semifinais, o adversário foi o USM Alger, da Argélia. Empate sem gols no jogo de ida e na volta vitória por 3 a 1 para o Wydad, com dois gols do meia atacante Bencharki.

Al Ahly
Um dos clubes africanos que é mais conhecido ao redor do mundo, o Al Ahly está acostumado em levantar taças e comemorar títulos, além de ser o time egípcio com o maior número de títulos da Liga Egípcia, ao todo são 39 canecos.

“O Clube do Século”, como é conhecido, é um dos maiores campeões do século XX e também a equipe africana com o maior número de títulos da liga dos campeões local e o que mais vezes foi finalista, totalizando 10 finais na Liga dos Campeões da CAF, sendo 8 títulos e 2 vice campeonatos.

 O último título da maior competição de clubes africanos foi conquistado em 2013 e a última conquista continental foi em 2014, quando conquistaram a Copa das Confederações da CAF.

Campanha na Champions:
Na sua estreia na liga, o clube egípcio passou sem sustos pelos Sul Africanos do Bidvest Wits, superando os "Clever Boys" no primeiro jogo em casa pelo placar mínimo, e na volta segurando o empate sem gols fora de casa.

Na fase de grupos como já mencionado anteriormente, os Diabos Vermelhos caíram no grupo do outro finalista, ganharam uma e perderam uma para o clube marroquino. Passaram em segundo lugar com 11 pontos, empatados no mesmo número de vitórias, derrotas e empates que o terceiro colocado Zanaco da Zâmbia, porém conseguiram se classificar no saldo de gols.

Na segunda fase foram dois adversários da Tunísia.
Primeiro o suado duelo contra o Espérance de Tunis, outro gigante africano que é bicampeão continental e 6 vezes finalista da CAF Champions.

No primeiro jogo, um resultado esperado em tal duelo, 2 a 2 em Alexandria, os donos da casa saíram na frente com um gol de penalti do capitão Said, logo depois uma virada dos visitantes deixou o clima tenso no Borg El Arab, logo no primeiro tempo em jogada de escanteio aos 21 minutos, o atacante 

Khenissi empatou a partida e no começo da segunda etapa Chaalali virou o jogo em cobrança de falta contando com uma ajudinha do goleirão, mas o alívio para os anfitriões veio aos 22 minutos do segundo tempo em gol do atacante marroquino, Azaro.

No segundo jogo, em Radès, os donos da casa saíram na frente com gol de pênalti marcado por Khenissi, mas a virada logo chegou para os visitante, aos 5 do segundo tempo o lateral tunísio Maâloul empatou para os egípcios e o atacante nigeriano Junior Ajayi deu números finais à partida. Esperánce de Tunis 1 x 2 Al Ahly resultado esse que colocou os Diabos Vermelhos nas semi finais.

Antes de chegar à final, o Al Ahly enfrentou outro time da Tunísia, o Étoile du Sahel e no primeiro jogo na casa do adversário perdeu por 2 a 1, mas em Alexandria a camisa pesada e a torcida fanática do Clube do Século fizeram a diferença e o gigante egípcio meteu uma sonora goleada de 6 a 2, com direito a um hat trick de Azari que fez grande partida.

Final

A primeira partida da final aconteceu no dia 28 de Outubro, no Egito. Com o Borg El Arab lotado, os dois times empatarem por 1 x 1. Os donos da casa saíram na frente logo aos 3 minutos de jogo com um golaço de Zakaria. O meia de 28 anos de idade deu um balaço com o pé esquerdo de fora da área, explodindo o balneário. Mas aos 16 minutos, Bencharki apareceu de novo para o wydad, em jogada feita pela direita, Ounnajem cruzou e o atacante tocou de cabeça no canto, matando o goleiro. 

E assim terminou a partida, deixando os últimos 90 minutos da decisão muito mais tensos e imprevisíveis. 

O jogo acontece hoje às 18 horas, horário de Brasília, diretamente de Casablanca. E depois da decisão, tem matéria sobre o grande jogo aqui no Alterna Fut. Ficaremos ligados!




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários: