Jacuipense

Esporte Clube Jacuipense

Jacuipense conquista o acesso e emociona sua torcida. (Imagem/Reprodução: Esporte Clube Jacuipense). 

Estado: Bahia
Cidade: Riachão do Jacuípe
Estádio: Valfredão (5.000 Lugares)
Fundação: 1965
Apelidos: Jacupa; Leão do Sisal; Leão Grená
Principal rival: Nenhum
Participações na Série C do Brasileiro: Estreará em 2020
Técnico: Osmar Oliveira

Os 33 mil habitantes de Riachão do Jacuípe estão em festa. O Jacuipense estará na Série C de 2020. Apesar de ter sido fundado em 1965, apenas em 1989 a equipe baiana se profissionalizou. Neste ano foi apenas sua 3ª participação na Série D (a 2ª seguida). Em sua estreia em 2015, quase conseguiu o acesso mas parou pelo Confiança nas quartas.

Para o Baianão desse ano, o Leão Grená contratou o experiente centroavante Marcelo Nicácio, de 36 anos, que já teve passagens por grandes clubes nordestinos. O Jacupa começou muito mal, conquistando apenas 1 ponto nos 4 primeiros jogos. Porém, a equipe melhorou na segunda metade do campeonato, conseguindo 9 pontos nos últimos 5 jogos e terminou na 7ª posição, escapando do rebaixamento mas também ficando fora das semifinais.

Visando fazer uma boa Série D, o Leão do Sisal contratou mais 5 jogadores para a competição nacional. Na 1ª fase o clube esteve presente no Grupo A7 composto também por ASA-AL, Campinense-PB e Vitória-PE. E os baianos provaram que viriam para brigar pelo acesso. Ganhou os primeiros 5 jogos e só perdeu para o ASA na última rodada, mas já com a classificação e a liderança do grupo garantidas.

Para vir ainda mais forte na briga por uma vaga na Série C, o Jacuipense contratou ainda mais 3 reforços para o restante do campeonato. Na 2ª fase teve pela frente o Central-PE. Logo na ida uma derrota por 2 a 0 no Pernambuco que deixava a equipe em situação complicada. Na volta o Jacupa venceu por 3 a 1 e levou a decisão para as penalidades. Na marca da cal converteu todas as suas 5 cobranças e contou com a estrela do goleiro Jordan que defendeu uma e ajudou o time a passar para a próxima fase.
Nas oitavas o adversário seria o tradicional América-RN. Após um empate na Arena das Dunas sem gols o Leão Grená mostrou porque era fortíssimo no Valfredão e venceu a partida por 1 a 0.
A um passo da 3ª divisão, o último adversário para a conquista da glória seria o Floresta-CE. Na ida, no Ceará, um empate em 2 a 2 deixava os baianos a uma vitória do acesso. Em Valfredão. com 3.000 pessoas, Eudair no 2° tempo marcou o gol que colocou o Jacupa entre as 60 melhores equipes do Brasil no ano que vem.


O Jacuipense conta com uma gestão um pouco inusitada para o meio futebolístico. Quem oferece a estrutura para o desenvolvimento do clube é o diretor executivo da Salvador Produções, conhecida por promover grandes eventos como o "Garota Vip", Gegê Magalhães. O investimento começou em 2013 apenas com as categorias de base da equipe e desde 2018 vem gerindo também os profissionais.



Será que com esse planejamento o Jacupa dará um show na Série C do ano que vem?


Texto: Henrique Ananias



0 comentários:

Postar um comentário