Brusque


Brusque Futebol Clube

Equipe do Brusque conquista o acesso e voltará a disputar a Série C. (Foto/Reprodução: Brusque Futebol Clube) 

Estado: Santa Catarina
Cidade: Brusque
Estádio: Augusto Bauer (5.000 lugares)
Fundação: 1987
Apelidos: Bruscão; Quadricolor
Principal rival: Metropolitano
Participações na Série C do Brasileiro: 1 (1988)
Técnico: Waguinho Dias

O Bruscão está de volta à Série C. A última vez que a equipe catarinense figurou no terceiro escalão nacional foi em 1988, ficando na 17ª posição entre 43 times. Ainda participou da Série B de 1989, pois não foi realizada a Série C daquele ano, ocupando ao final da competição o 33° lugar entre 96 clubes.      

Após isso, mesmo conquistando até o estadual em 1992, o clube do Vale de Santa Catarina só voltou a estar presente em uma divisão nacional em 2009, ano de criação da Série D. Na 4ª divisão, além de 2009, o Quadricolor somou mais 4 participações (2011, 2016-2018) onde sequer chegou a fase de oitavas. Porém, em 2019 a história foi diferente.

No catarinense, a equipe fez uma campanha mediana terminando na 6ª posição com 20 pontos em 18 jogos, não se classificando para as semifinais. Contudo, teve uma alegria ao ver o seu maior rival Metropolitano ser rebaixado para a 2ª divisão.   

Para a disputa da Série D, o clube teve uma troca no comando técnico. Saiu Marcelo Caranhato e entrou Waguinho Dias, que colecionava vários bons trabalhos nas equipes menores do SC e vinha de um belíssimo estadual no comando do Marcílio Dias. Além disso, o time contratou do rival Metropolitano o atacante Junior Pirambu, que marcou 6 gols no catarinense.

No nacional o Brusque caiu no Grupo A15, juntamente com o Boavista-RJ, Gaúcho e Foz do Iguaçu-PR. Os catarinenses fizeram uma campanha quase perfeita, com 5 vitórias nos primeiros 5 jogos e só perdeu na última rodada para o Boavista, mas mesmo assim se classificou na liderança do grupo.  

Na 2ª fase passou pelo Hercílio Luz, também de Santa Catarina, no agregado por 2 a 0 e se classificou para as inéditas oitavas.
Nas oitavas, o clube teria pela frente de novo o Boavista. Após um empate em 1 a 1 no Rio, o Bruscão fez valer o seu mando e venceu por 3 a 0, ficando a um passo do tão sonhado acesso.
Nas quartas encarou o Juazeirense-BA. Diferente dos outros mata-matas, o time do sul saiu derrotado na ida na Bahia por 1 a 0. Mas nada que desanimasse o torcedor quadricolor. Na volta no Augusto Bauer, a equipe do Vale não tomou conhecimento e goleou por 4 a 0, com 2 gols do artilheiro Junior Pirambu, pondo fim a longa fila de 31 anos sem estar na Série C.

E com o acesso à 3ª divisão o torcedor pode sonhar com projeções ainda mais altas para o Brusque. Isso porque a principal patrocinadora do clube, Havan (que é da cidade de Brusque) planeja construir a Arena Havan, com início das obras em agosto, com capacidade para 15 mil pessoas e contará ainda com dois campos de apoio para treinamento.
Será que o Bruscão vem com tudo para despontar como a 5ª força do futebol catarinense?

Texto: Henrique Ananias

0 comentários:

Postar um comentário